ENEM, perguntado por albertor9738, 5 meses atrás

Eu leitor amigo aceito a teoria do meu velho marcolini

Soluções para a tarefa

Respondido por vmoraeschaves
0

Pergunta 1: Bento apresenta aos leitores o argumento de que seria traído por sua esposa, Capitu.

Em vez de fornecer provas reais do adultério, foi oferecido uma versão do fato de que, embora plausível, é subjetivo e unilateral. Portanto, é consirado como meia verdade o que o narrador acredita ser "a verdade total".

Pergunta 2: O desafio é preencher as lacunas que ele mesmo deixou na narrativa "para que você também possa preencher o meu [vazio]". Na história, isso significa entender as meias verdades, que o próprio acredita ser "total".

Já o que não pode ser ter clareza, como por exemplo: interesses financeiros de sua esposa ou a traição; deve ser refletido e compreendido pelo leitor. Deve-se ser feita uma reflexão profunda a cerca de todas as nunaces da história e assim, tirar suas conclusões.

Quem era Capitu e Bentinho?

História protagonizada por Bentinho e Capitu é escrita por Machado de Assis no romance Dom Casmurro.

A trama conta a trajetória de um casal - Bento e Capitu - que tiveram um filho. O protagonista encasqueta que a criança é a cara de seu melhor amigo, Escobar.

Todo o enredo se desenrola no ciúmes de Bentinho por Capitu e na pergunta central da obra: Traiu ou não traiu? Pergunta esse que não é respondida com provas, deixando que o leitor se questione, se foi ou não realizada uma traição.

Enunciado completo:

Eu, leitor amigo, aceito a teoria do meu velho Marcolini, não só pela verossimilhança, que é muita vez toda a verdade, mas porque a minha vida se casa bem à defi nição. Cantei um duo terníssimo, depois um trio, depois um quatuor [...]

Nada se emenda bem nos livros confusos, mas tudo se pode meter nos livros omissos. Eu, quando leio algum desta outra casta, não me afl ijo nunca. O que faço, em chegando ao fim, é cerrar os olhos e evocar todas as cousas que não achei nele. Quantas ideias fi nas me acodem então! Que de refl exões profundas!

Os rios, as montanhas, as igrejas que não vi nas folhas lidas, todos me aparecem agora com as suas águas, as suas árvores, os seus altares, e os generais sacam das espadas que tinham fi cado na bainha, e os clarins soltam as notas que dormiam no metal, e tudo marcha com uma alma imprevista.

É que tudo se acha fora de um livro falho, leitor amigo. Assim preencho as lacunas alheias; assim podes também preencher as minhas.

(Machado de Assis, Dom Casmurro. Cotia: Ateliê Editorial, 2008, p. 213.)

a) Como a narrativa de Bento Santiago pode ser relacionada com a afi rmação de que a verossimilhança é “muita vez toda a verdade”?

b) Considerando essa relação, explicite o desafio que o segundo trecho propõe ao leitor.

Entenda mais sobre Machado de Assis em: https://brainly.com.br/tarefa/8967970

#SPJ4

Perguntas interessantes