História, perguntado por lisagilles777, 10 meses atrás

Eu gostaria de uma ajudinha por favor: faça um texto sobre revoluções burguesas. Para que eu possa incluir algumas coisas em meu texto. Valendo 50 pontos!


willevitoria1: As revoluções burguesas são movimentos sociopolíticos ocorridos entre 1640 e 1850 nos quais a sociedade aristocrática, caracterizada pela monarquia absoluta e pelos títulos de nobreza, foi transformada em uma sociedade capitalista dominada pela produção mercantil liberal.
willevitoria1: Os princípios da liberdade, igualdade e fraternidade foram os conceitos utilizados pelos liberais para justificar teoricamente o desenvolvimento do capitalismo na Europa. A forma como essas ideias vieram para o solo americano também são indispensáveis para a compreensão da estrutura piramidal social que ainda é majoritária hoje.A Revolução Francesa aniquilou qualquer posse que não fosse a propriedade privada.
willevitoria1: Os movimentos sociais da época moderna, especialmente aqueles relacionados à Reforma Protestante, podem ser entendidos como um início da revolução burguesa. É óbvio que, no caso da revolta holandesa contra os espanhóis, que acrescentou o componente nacionalista religioso, o componente social foi claramente visível. Da mesma forma, ela pode ser entendida na Revolução Inglesa.
willevitoria1: Outros casos, como o Guerra das Comunidades de Castela ou a Fronda francesa (ambos falharam), têm interpretações muito diferentes quanto à sua componente social
willevitoria1: Na verdade, a burguesia estava longe de ser uma classe revolucionária para além do papel que as atividades econômicas tiveram como solventes do modo de produção feudal. Em vez disso, foi um fator chave no surgimento das monarquias, das quais ele era o principal apoio financeiro através dos impostos, além de ser uma das principais fontes de recrutamento (juntamente com a baixa nobreza) para a burocracia.
willevitoria1: Em grande parte da Europa, houve um grande beneficiamento da burguesia no desenvolvimento econômico, social e político do Antigo Regime, que viria a redundar na chamada traição da burguesia (uma expressão que deve ser entendida a partir de um modelo historiográfico que espera um papel histórico por padrão).
willevitoria1: Os movimentos sociais da época moderna, especialmente aqueles relacionados à Reforma Protestante, podem ser entendidos como um início da revolução burguesa. É óbvio que, no caso da revolta holandesa contra os espanhóis, que acrescentou o componente nacionalista religioso, o componente social foi claramente visível.
willevitoria1: Da mesma forma, ela pode ser entendida na Revolução Inglesa. Outros casos, como o Guerra das Comunidades de Castela ou a Fronda francesa (ambos falharam), têm interpretações muito diferentes quanto à sua componente social.
willevitoria1: espero ter ajudado.

Soluções para a tarefa

Respondido por hasse286
2

Resposta:

A concepção da burguesia de "revoluções burguesas" se baseava no Iluminismo, que pregava a liberdade, os direitos do homem e o livre mercado, em oposição ao absolutismo. O conceito é geralmente, ainda que de modo equivocado, restrito à onda revolucionária que ocorreu desde o final do século XVIII. Na sua definição política simplista, é conhecido como Revolução Liberal.

Seu principal exemplo foi a Revolução Francesa (1789), a qual se seguiram outras revoluções, na Europa (Revolução de 1820, Revolução de 1830, Revolução de 1848) e nas colônias americanas (Independência da América Espanhola). O Antigo Regime termina de vez na Rússia por meio da Revolução de Fevereiro de 1917 e da Revolução de Outubro, classificadas como revolução socialista e proletária. Alguns dos méritos da Revolução Francesa foram: abolir as corporações de ofício e o tabelamento de preços; remover restrições à indústria, finanças e bancos; encerrar os direitos e deveres feudais dos camponeses; e confiscar as terras da Igreja Católica para, depois, vendê-las para a iniciativa privada.

A ideologia burguesa não se restringiu no entanto a essa classe, mas se estendeu a todo o corpo social, abrangendo a população não privilegiada, elementos proprietários individuais da nobreza e do clero e, em alguns casos, o próprio cerne do poder da monarquia absoluta.

Símbolo de alternativas sociais e políticas, o Dia da Bastilha(com maior impacto do que a anterior Declaração da Independência dos Estados Unidos) demonstrou a possibilidade de uma emancipação vista com medo em toda a aristocracia europeia, enquanto partidários das mudanças revolucionárias esperavam remover as barreiras que tolhiam a burguesia e o livre desenvolvimento das forças produtivas do capital.

Após o longo processo histórico da revolução burguesa, a classe burguesa assumiu o papel de classe dominante, gerando uma nova elite social que incluía o nobreza como classe alta. Simultaneamente, ocorria o processo de industrialização e de transformação de sociedade pré-industrial em sociedade industrial, uma mudança verdadeiramente revolucionária, que recebeu o nome de Revolução Industrial.


hasse286: d nd
Perguntas interessantes