Eu gostaria de uma ajudinha por favor: faça um texto sobre revoluções burguesas. Para que eu possa incluir algumas coisas em meu texto. Valendo 50 pontos!
Soluções para a tarefa
Resposta:
A concepção da burguesia de "revoluções burguesas" se baseava no Iluminismo, que pregava a liberdade, os direitos do homem e o livre mercado, em oposição ao absolutismo. O conceito é geralmente, ainda que de modo equivocado, restrito à onda revolucionária que ocorreu desde o final do século XVIII. Na sua definição política simplista, é conhecido como Revolução Liberal.
Seu principal exemplo foi a Revolução Francesa (1789), a qual se seguiram outras revoluções, na Europa (Revolução de 1820, Revolução de 1830, Revolução de 1848) e nas colônias americanas (Independência da América Espanhola). O Antigo Regime termina de vez na Rússia por meio da Revolução de Fevereiro de 1917 e da Revolução de Outubro, classificadas como revolução socialista e proletária. Alguns dos méritos da Revolução Francesa foram: abolir as corporações de ofício e o tabelamento de preços; remover restrições à indústria, finanças e bancos; encerrar os direitos e deveres feudais dos camponeses; e confiscar as terras da Igreja Católica para, depois, vendê-las para a iniciativa privada.
A ideologia burguesa não se restringiu no entanto a essa classe, mas se estendeu a todo o corpo social, abrangendo a população não privilegiada, elementos proprietários individuais da nobreza e do clero e, em alguns casos, o próprio cerne do poder da monarquia absoluta.
Símbolo de alternativas sociais e políticas, o Dia da Bastilha(com maior impacto do que a anterior Declaração da Independência dos Estados Unidos) demonstrou a possibilidade de uma emancipação vista com medo em toda a aristocracia europeia, enquanto partidários das mudanças revolucionárias esperavam remover as barreiras que tolhiam a burguesia e o livre desenvolvimento das forças produtivas do capital.
Após o longo processo histórico da revolução burguesa, a classe burguesa assumiu o papel de classe dominante, gerando uma nova elite social que incluía o nobreza como classe alta. Simultaneamente, ocorria o processo de industrialização e de transformação de sociedade pré-industrial em sociedade industrial, uma mudança verdadeiramente revolucionária, que recebeu o nome de Revolução Industrial.