“Eu descobri há poucos anos, como bem sabe vossa alteza Sereníssima, muitas particularidades do céu, que tinham permanecido invisíveis até esta época. Seja por sua novidade, seja por algumas consequências que delas decorrem e que contrariam algumas proposições acerca da Natureza comumente aceitas pelas escolas dos filósofos, essas descobertas excitaram contra mim um bom número de seus professores; quase como se eu, com minha própria mão tivesse colocado tais coisas no céu, para transtornar a Natureza e as ciências. [...] esses professores chegaram a negar e a tentar anular aquelas novidades. [...] procuravam (esses professores) eles próprios espalhar junto ao público em geral a ideia de que tais proposições são contrárias às Sagradas Escrituras e, por conseguinte, condenáveis e heréticas.”
(GALILEU, Carta à senhora Cristina de Lorena, Grã-duquesa, mãe de Toscana (1615). São Paulo: Unesp, 2009, p. 49).
A partir do texto acima e de acontecimentos da ciência moderna preconizados por Galileu, assinale o que for correto.
a) As descobertas de Galileu confirmaram o modelo heliocêntrico da Astronomia proposta no século XV, levando em consideração as principais afirmações teóricas de Copérnico.
b) O esforço de Galileu é defender o sistema de Copérnico e mostrar a sua compatibilidade com a cosmologia aristotélica e ptolomaica.
c) Para Galileu, o conflito entre ciência e revelação é apenas aparente, pois ambas são verdadeiras, e seria absurdo admitir um conflito entre duas verdades.
d) Várias passagens da Bíblia relatam a estabilidade da Terra e o movimento do Sol.
e) Galileu provou, a partir de vários experimentos, que o peso de um corpo depende do seu tamanho e massa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Letra C mano, acabei de fazer a prova aqui
EXPLICAÇÃO:
Galileu tinha envolvimento com as teorias de Copérnico
Ciência e Revelação
Perguntas interessantes
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás