Administração, perguntado por lucysantoos38, 10 meses atrás

Etapa 1.2: A economia possui mecanismos de ajuste automático de preços e quantidades demandadas: a escassez eleva os preços e o aumento de preços induz o fim da escassez. Em uma situação como essa, não há necessidade de o governo interferir na economia. Há, porém, situações em que o mercado não se ajusta sozinho. Quando o mercado falha, a intervenção do governo pode ser importante para colocar a sociedade em um nível mais elevado de bem-estar, ou com o objetivo de aumentar a receita do governo para fazer frente a suas despesas. A empresa “Empresa “Bonitta”” pertence a uma das estruturas de mercado, “concorrência perfeita”. Em uma pesquisa de mercado a empresa conseguiu estimar as equações de demanda e de oferta do seu produto responsável por 20% do seu faturamento. Demanda: Qd = 240 - P Oferta: Qo = 60 + P Onde P é o preço em reais por produto e Q é a quantidade em mil unidades. Assim, como base no texto e nas aulas de microeconomia determine quais as características da estrutura de mercado citada acima e quais são, respectivamente, o preço e a quantidade de equilíbrio, e qual a ação que a empresa deve tomar sabendo que a mesma pratica um preço de R$ 80,00, e utilizando toda a sua capacidade produtiva produz 150 mil unidades do produto.

Soluções para a tarefa

Respondido por avneraires
53

Bom dia,

O equilíbrio de mercado ocorre quando a quantidade demandada é igual à quantidade ofertada, portanto, para determinar o preço de equilíbrio precisamos igualar as equações de oferta e demanda:

240 - P = 60 + P

2P = 240-60

P = 90

O preço do equilíbrio para o produto é de 90 reais, os preços praticados acima desse valor irão implicar em um excesso de oferta, e nos preços praticados abaixo desse valor irão implicar em um excesso de demanda.

Para encontrar a quantidade, basta aplicar o valor do preço em uma das equações, usando a fórmula da demanda, temos:

Qd = 240 - P

Qd = 240 - 90 = 150

A quantidade de equilíbrio é 150 mil unidades.

A empresa possui a capacidade produtiva de 150 mil unidades e vende seu produto à 80 reais, portanto há mais demanda que oferta pelo produto, portanto a melhor alternativa para a empresa seria aumentar seu preço até o preço de equilíbrio.


dainat: só tem a demanda
avneraires: Na oferta o valor irá dar o mesmo, no equilíbrio de mercado a quantidade demandada e ofertada é a mesma. Veja: Qo = 60 + P → Qo = 60 + 90 = 150 mil unidades.
dainat: assim blz obrigado
nessaaplimapandd8: 240 - P = 60 + P

2P = 240-60

P = 90
nessaaplimapandd8: 240 – P = 60 + P
2P = 240-60
2P = 180
P = 180/2
P = 90
É ASSIM?
gabrielaalvessp41c0w: mas não tinha que substituir P por 80?
Perguntas interessantes