Ed. Física, perguntado por EdileneMadeira, 8 meses atrás

Estudos têm demonstrado que 80% dos adolescentes no mundo são insuficientemente ativos. Em muitos casos, é apenas nas aulas de Educação Física escolar que se tem a possibilidade de cumprimento, em parte, das recomendações sobre a prática de atividade física pela Organização Mundial de Saúde: aos 5-17 anos, são necessários 60 minutos diários de atividade física moderada a intensa para ser suficientemente ativo. Porém, infelizmente, verifica-se que muitos adolescentes não se interessam pelas aulas, o que exigirá do professor diferentes métodos de ensino para auxiliá-los a ''criarem gosto" pelo movimento.

Você começou a atuar como professora de uma turma do Ensino Médio e tem enfrentado problemas com alunos que não querem participar das aulas de Educação Física. Então, buscou indagar, no Conselho de Classe, qual seria a melhor maneira de lidar com esse tipo de resistência.

Várias possibilidades foram apontada pelo grupo de professores para "solucionar" o problema:
*Enviar o aluno para a Diretoria; obrigar o aluno a participar da aula;
*Deixá-lo de fora da aula para que não influencie negativamente os demais;
*Propor uma atividade paralela para o aluno executar em um espaço reservado.

Com base nessas informações e nos seus conhecimentos, qual seria a melhor maneira de resolver essa situação, considerando os princípios da ética: diálogo, respeito, justiça ou solidariedade? Como você, profissional de Educação Física, solucionaria esse caso?

Soluções para a tarefa

Respondido por nidia262909
1

Resposta:

Padrão de resposta esperado

O diálogo pode ser entendido como um princípio da ética, sendo um  instrumento fundamental para o desenvolvimento das atividades e conteúdos, bem como para a participação plena dos alunos nas atividades e convivência nas aulas. A melhor maneira de resolver essa situação, portanto, é pelo diálogo, procurando levar o aluno a conscientizar-se de que a Educação Física, enquanto disciplina curricular, deve ser cursada da mesma maneira que as outras. Além disso, é preciso conscientizá-lo da problemática da inatividade física  na atualidade (quarto maior fator de risco de morte no mundo) e de que a prática de atividade física traz diversos benefícios para a saúde tanto física quanto mental. E que, ao realizar atividades físicas, seja na aula ou nos momentos de lazer, há liberação de endorfina, o que contribui para o bem-estar geral, a melhora do convívio social e a prevenção de diversas doeças.

Explicação:

esta é a resposta correta

Perguntas interessantes