Pedagogia, perguntado por mayarakeske, 7 meses atrás

Estudos na área neurocientífica, centrados no manejo do aluno adolescente em sala de aula, vêm nos esclarecer que a aprendizagem ocorre quando dois ou mais sistemas funcionam de forma inter-relacionada. Construa um texto que responda à seguinte questão: Com base nas ideias apresentadas pelo texto e nos conhecimentos adquiridos na Unidade de Aprendizagem, qual é o grande desafio dos educadores nas questões relacionadas à tecnologia/adolescência/sala de aula? Escreva sua resposta no campo abaixo:

Soluções para a tarefa

Respondido por nig3109
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Resposta:

Explicação:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

O grande desafio dos educadores é viabilizar uma aula que facilite e fortaleça o interesse e a aprendizagem do aluno. Todo ensino desafiador ministrado de forma lúdica tem esse efeito: aulas dinâmicas, divertidas, ricas em conteúdo visual e concreto, em que o aluno não é um mero observador, passivo e distante, mas sim participante, questionador e ativo na construção do seu próprio saber. O conteúdo, antes desestimulante e repetitivo para o aluno e professor, ganha uma nova roupagem: agora propicia novas descobertas, novos saberes, é dinâmico e flexível, plugado em uma era informatizada na qual, a cada momento, novas informações chegam. Professor e aluno interagem ativamente, criam, viabilizam possibilidades e meios de fazer esse saber, construindo juntos a aprendizagem. Uma aula enriquecida com esses pré-requisitos é mágica, envolvente e dinâmica. É saber fazer uso de uma estratégia assertiva em que conhecimentos, educação e tecnologia caminham lado a lado.

A seguir, cinco práticas que poderão ser adotadas:

1- Estabelecer regras para que haja um convívio harmonioso de todos em sala de aula, fazendo com que os alunos sejam responsáveis pela organização, limpeza e utilização dos materiais. Opinando e criando as regras e normas adotadas, eles se sentirão responsáveis pela sala de aula.

2- Fazer uso de materiais diversificados que explorem todos os sentidos. Visual: mural, cartazes coloridos, filmes, livros, filmes educativos; Tátil: material concreto e objetos de sucata planejados. Há uma riqueza de sites na internet que nos disponibilizam atividades muito ricas e prazerosas. A criatividade aflora e a aula se torna muito divertida. Auditivo: música e bandinhas feitas com material de sucata, sempre com o conteúdo inserido nelas. A criação de músicas sobre conteúdos é uma forma divertida de aprender. Talentos aparecerão em sala de aula.

3- Estabelecer rotinas em que os alunos possam realizar trabalhos individuais, em dupla e em grupo. Rotinas estabelecidas reforçam comportamentos assertivos e organização. O trabalho em equipe é extremamente prazeroso, ativa as regiões responsáveis pelas emoções e, como sabemos que o aprender está ligado à emoção, a consolidação do conteúdo se faz de maneira mais efetiva.

4- Trabalhar o mesmo conteúdo de várias formas, inclusive utilizando mecanismos tecnológicos, possibilita aos alunos oportunidades de vivenciarem a aprendizagem de acordo com suas possibilidades neurais.

5- Apresentar flexibilidade em sala de aula, permitindo uma aprendizagem mais dinâmica e melhor percebida por todos os alunos. O professor que administra bem os conflitos em sala de aula, que tem "jogo de cintura" e apresenta o conteúdo com prazer mantém seus alunos "plugados" na aula.

Respondido por Leticia140778
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A neurociência vem realizando grandes descobertas, principalmente na área educacional e também englobando como os adolescentes aprendem. Já foi comprovado, por diversas pesquisas, que o cérebro do adolescente propõe uma maior motivação na área que visa impulsividades, sendo importante que os professores comecem a perceber que a aprendizagem, nessa etapa da vida, deve ser significativa para que os alunos possam ser incentivados a aprender. A tecnologia vem sendo uma grande aliada nessa missão.

A tecnologia aliada a educação dos adolescentes

A tecnologia poderá se aliar na aprendizagem dos adolescentes, quando utilizada positivamente, sendo que ações especificas podem compor o dia a dia na sala de aula. Tais ações englobam:

  • uso de softwares específicos para o ensino, como jogos de cubos, jogos de memória, jogos matemáticos;
  • softwares de documentos, propiciando uma ambiente para a escrita;
  • criação de histórias em quadrinhos a partir de desenhos confeccionados pelos alunos e inseridos no computador;
  • pesquisa sobre diferentes países, bem como visita aos sites principais desses países;
  • diálogo para o treino de uma língua diferenciada com escolas em outras partes do globo.

Saiba mais sobre o ensino, a neurociência e a tecnologia:

https://brainly.com.br/tarefa/53758815

https://brainly.com.br/tarefa/51306226

#SPJ2

Anexos:
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