ENEM, perguntado por detglias3390, 9 meses atrás

Estudos demográficos demonstraram asdisparidades raciais quanto às probabilidades de superaro primeiro ano de vida e à esperança de vida ao nascer.As pesquisas sobre educação indicam que crianças nãobrancas completam menos anos de estudo do que asbrancas, mesmo quando se consideram crianças damesma origem social ou renda familiar per capita. Asdisparidades de acesso, permanência e finalização dosensinos médio e superior são ainda mais acentuadas. Adesigualdade educacional entre brancos e não-brancos iráse refletir posteriormente em padrões diferenciados deinserção desses grupos de cor na estrutura ocupacional.Pretos e pardos estão expostos a diversas práticasdiscriminatórias no mercado de trabalho. Esses padrõesdiferenciados de participação de grupos de cor nomercado de trabalho traduzem-se em uma valorizaçãoaltamente desigual do trabalho desses grupos: a rendamédia do trabalho de pretos e pardos é pouco menos dametade da dos brancos.Entrevista com Carlos Hasenbalg. In: Tempo Social,n.º 2, 2006, v. 18 , p. 259-286 (com adaptações).A partir da análise do texto acima, qual das seguintesafirmativas apresenta uma conclusão correta a respeitodo assunto abordado?A O estrato social de origem é determinante noestabelecimento de desigualdades raciais.B A desigualdade educacional é o único fator explicativodas disparidades de renda.C A equidade de acesso, desempenho e permanênciade grupos de cor no sistema educacional é verificadanos níveis mais elevados de ensino.D O sistema de cotas raciais para ingresso no ensinosuperior visa limitar as possibilidades de ascensãodos pretos e pardos.E Os brasileiros não-brancos estão expostos adesvantagens cumulativas ao longo das fases dociclo de vida.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
4

A O estrato social de origem é determinante no estabelecimento de desigualdades raciais.

O estrato social de origem está inteiramente alinhado com questões étnicas, como a cor, assim como a localização geo-espacial em que um determinado grupo de indivíduos habita.

Todos estes elementos contribuem para discursos de discriminação e preconceito, que se traduzem em desigualdades raciais e preconceitos de toda sorte, dificultando o acesso ao conhecimento e inserção social.

Respondido por evelin19zamin
6

Resposta:

E

Explicação:

Os brasileiros não-brancos estão expostos a desvantagens cumulativas ao longo das fases do ciclo de vida.

Perguntas interessantes