Entre os grandes intérpretes da vida política brasileira,Oliveira Vianna firmou-se como um dos mais relevantes.Segundo esse autor:O problema fundamental de uma reforma políticaem nosso povo, fundada em bases realísticas — dizia euem 1922 — será organizar um conjunto de instituiçõesespecíficas, um sistema de freios e contrafreios, que —além dos fins essenciais a toda organização política –tenha por objeto: a) neutralizar a ação nociva das toxinasdo espírito de clã do nosso organismo políticoadministrativo; b) quando não seja possível neutralizá-las,reduzir ao mínimo sua influência e nocividade.Oliveira Vianna. Instituições políticas brasileiras. MG-SP-RJ: Editora Itatiaia e Editorasda Universidade de São Paulo e da Universidade Federal Fluminense, 1987, p. 125.Considerando as idéias do autor apresentadas no textoacima, é correto afirmar que ele defendeA um regime político descentralizado, com autonomiadas oligarquias estaduais.B um Estado forte e centralizado, organizador dasociedade.C o caudilhismo local ou provincial.D a ampla participação política de seus cidadãos.E a influência política positiva dos clãs familiares sobreo organismo político administrativo.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
.B um Estado forte e centralizado, organizador da sociedade.
O autor acima, por meio das características apresentadas, mostrava-se como um adepto de um Estado forte, centralizador e autoritário, a que se refere como "freios e contra-freios".
Diante disso, trata-se de um modelo que se assemelha ao socialismo e outras práticas autoritárias, que já vem se mostrado como ineficientes, já que não combatem mazelas sociais de grande importância, como a fome ou desemprego.
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás