Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena
O desafio mais crítico para aqueles que lutam contra o racismo no Brasil está em convencer a opinião pública do caráter sistemático e não casual dessas desigualdades. Refletir sobre a cultura e história afro-brasileira e indígena acerca do entendimento da diferença, da visibilidade e da diversidade cultural, buscando formas de promover mudanças nos conteúdos e currículos escolares.
Assinale a alternaiva CORRETA abaixo a diferença entre Escravidão Antiga e Escravidão Moderna:
A A denominada “escravidão antiga” tem seus modelos mais visíveis nas cidades-estados gregas, e, em Roma, a pessoa escravizada nesses contextos tinha as mais variadas origens; A denominada escravidão moderna surgiu no contexto da expansão europeia para a América, e se caracteriza, diferentemente da escravidão antiga, por seu caráter comercial.
B A denominada “escravidão antiga” é quem está sob o poder absoluto de um senhor que o aprisionou ou comprou; está na dependência de outro; é presa de um sentimento, de um princípio: escravo do dever; A denominada "escravidão moderna" são os prisioneiro de guerra, seduzidos, atraídos, obrigados ou sujeitados.
C A denominada “escravidão antiga” é a preocupação dos movimentosnegros, seus antepassados são retratados apenas como escravos que nada contribuíram ao processo histórico e civilizatório, universal do ser humano; A denominada "escravidão moderna" é o pensamento de superioridade perante todas as outras raças (maiores aptidões físicas, maior inteligência, maior poder etc.).
D A denominada “escravidão antiga” é a primeira geração que sustentava a tese da democracia racial, segundo a qual o Brasil era, de modo único, uma sociedade que incluía os negros; A denominada "escravidão moderna" é a segunda geração que desafiava a teoria de democracia racial, argumentando que o Brasil se caracterizava pela exclusão racial.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A) - A denominada “escravidão antiga” tem seus modelos mais visíveis nas cidades-estados gregas, e, em Roma, a pessoa escravizada nesses contextos tinha as mais variadas origens; A denominada escravidão moderna surgiu no contexto da expansão europeia para a América, e se caracteriza, diferentemente da escravidão antiga, por seu caráter comercial.Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena - Slide 1.
Perguntas interessantes
Português,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás