ESTUDO DO CASO 1 – EVASÃO ESCOLAR
A estudante Margarida tem 10 anos, está matriculada na escola “Felicidade", desde o 2º semestre de 2015, apresenta baixo rendimento escolar, também, devido às dificuldades para ouvir. No segundo bimestre de 2016, sua presença ficou abaixo do exigido por lei, a escola esclarece que a família não informa os motivos das faltas. Segundo informações de uma agente educacional que mora próxima à residência de Margarida, a menina sai pela manhã junto com a mãe e retorna a noite.
Soluções para a tarefa
Apesar de você ter esquecido de colocar o restante da pergunta, deixarei algumas considerações importantes que podem te ajudar na resolução dela.
Nesse caso, há grande possibilidade da ocorrência de trabalho infantil.
De acordo com o Ministério da Educação brasileiro (MEC), o trabalho infantil é um dos principais fatores que contribuem para a evasão escolar. Isso fica nítido com as faltas constantes e a diminuição do rendimento da criança no ambiente escolar.
Com base na leitura do texto, podemos interpretar que há essa ocorrência, pois há um indício de que a mãe sai com a criança pela manhã e só retorna no período da noite.
Dessa forma, fica claro que, a ausência da criança na escola pode ser justificada pelo trabalho infantil ao lado da mãe (pessoa responsável pelo menor).
Siga firme na direção dos seus sonhos!