Sociologia, perguntado por Brunavisk, 9 meses atrás

Estudo de Caso: Mãe perde guarda da filha após jovem participar de ritual do candomblé Situação: Na cidade de Araçatuba, São Paulo, a mãe de uma pré-adolescente de 12 anos perdeu a guarda da filha após a menina participar de uma iniciação ao Candomblé, que envolve, entre outras coisas próprias da iniciação, raspar a cabeça e ficar em retiro espiritual por 21 dias. A avó da menina, que é evangélica, acionou o Conselho Tutelar e a Polícia Civil alegando que sua neta sofrera maus-tratos e abuso sexual.
A garotinha teve que se submeter a um exame de corpo de delito. Nenhum tipo de violência foi comprovado pelo IML. A mãe informa que este sempre foi o sonho de sua filha, que nunca a obrigou a nada. Não satisfeita, a avó entrou com uma ação na Promotoria pública alegando maus-tratos por lesões corporais devido à cabeça raspada da pré-adolescente. A avó ganhou a guarda da neta. Mãe e filha choram pela separação. A mãe informa que suas visitas à filha duram cinco minutos porque a avó não permite mais do que isto. A neta já fugiu de casa porque sua avó a obriga a abandonar os preceitos de sua religião. A menina foi levada de volta pela PM que a encontrou em uma praça. A mãe diz, “estou arrasada”. Sua advogada afirma, “mecanismos institucionais não podem ser usados como instrumento de discriminação”

Considerando o fato ocorrido acima, escreva sobre a relação entre a religião citada (o Candomblé) com a intolerância religiosa, por meio do racismo religioso. E, conclua apontando caminhos para a superação deste tipo de violência fazendo uma relação com o Estado Laico. (10 linhas)

Soluções para a tarefa

Respondido por Ketlin2019
8

Resposta:

Por mais que o Brasil seja um país que te dê a "liberdade de escolha" da sua religião, a sociedade não... O Candomblé, tanto por não ser tão popular, ensinado, conhecido ou comum, acaba gerando muito "pré-julgamento", e com isso as pessoas se acham no direito de julgar, desrespeitar...

Casos como o relatado na noticia, não são tão incomuns, o que, ligando aos fatos me faz pensar, o racismo também atinge a religião!!!!

As possíveis soluções seriam: medidas judiciais contra intolerantes, conscientização sobre a tolerância religiosa, a valorização das identidades e representações dos grupos étnicos-raciais e por ultimo, que reforçassem a ideia de ESTADO LAICO!

Respondido por Matheusieti
5

No período que eclodiu na Revolução Francesa havia um descontentamento do terceiro estado, que era composto pela burguesia, pelos camponeses e pelos trabalhadores urbanos, em relação aos privilégios da nobreza e do clero, que estavam diretamente vinculados ao regime absolutista da época e a igreja.

Política e religião Devem ser vistos como assuntos diferentes.

Existem inúmeras religiões no mundo em que vivemos, porém, posso te apresentar algumas que acreditam em ancestralidade como:

  • A cultura indígena e sua religião/culto;
  • A cultura Africana, com seus rituais.
  • O budismo;
  • As culturas aborígenes, entre outros.

Perguntas interessantes