Estudo de Caso: as Leis de Cereais “Corn Laws”
As chamadas leis dos cereais (Corn Laws), aprovadas com vista a restringir ou a proibir a importação de trigo do estrangeiro, foram promulgadas na Inglaterra em benefício dos grandes latifundiários (landlords). Foram promulgadas em 1815 e revogadas em 1846. A revogação das Corn Laws foi uma vitória do capitalista manufatureiro, não apenas sobre a aristocracia fundiária, mas também sobre aquelas secções de capitalistas cujos interesses estavam mais ou menos ligados com o interesse fundiário — banqueiros, especuladores com ações [stock-jobbers], detentores de fundos [fund-holders], etc. Livre-Câmbio significava o reajustamente de toda a política interna e externa, comercial e financeira, da Inglaterra em consonância com os interesses dos capitalistas manufatureiros — a classe que agora representava a nação. E eles entregaram-se a esta tarefa com determinação. Todo o obstáculo à produção industrial foi impiedosamente removido. A tarifa e todo o sistema de impostos foram revolucionados. Tudo foi feito subordinar-se a um fim, mas àquele fim de maior importância para o capitalista manufatureiro: o barateamento de todo o produto bruto [raw produce] e, especialmente, dos meios de vida da classe operária; a redução do custo da matéria-prima [raw material] e a manutenção baixa — se não como agora o abaixamento — dos salários. A Inglaterra havia de tornar-se a "oficina do mundo"; todos os outros países haviam de tornar-se para a Inglaterra aquilo que a Irlanda já era: mercados para os seus bens manufaturados, fornecendo-lhe em troca matérias-primas e alimentos. A Inglaterra, o grande centro manufatureiro de um mundo agrícola, com um número sempre crescente da Irlanda cerealífera e algodoeira girando à volta dela, o Sol industrial.
a) Identifique a relação entre a oposição de David Ricardo à lei de Cereais e a restrição às importações de frango brasileiro.
b) Desenvolva uma perspectiva crítica da posição de David Ricardo a partir da análise da relação entre a abertura econômica (vantagens comparativas) e o desenvolvimento da indústria nacional.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
a- Pode-se fazer uma relação entre a oposição de David Ricardo a lei de Cereais e a restrição às importações de frango brasileiro, pois a oposição de Ricardo, é pautada nas vantagens que o comércio internacional traz para um país através da importação e como essa restrição a importação de frango, traz desvantagens para o Brasil, principalmente referente ao valor de oferta dos produtos.
b- A abertura econômica defendida por David Ricardo, permite com que o desenvolvimento chegue de maneira mais rápida a determinados setores, pela alta competitividade do mercado internacional. Isso gera renda, movimenta a geração de empregos e de fato, dá oportunidades para que o país se destaque na economia mundial.
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Informática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Informática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás