estudar Hebreus 7 e 8 descreva no espaço abaixo como o trabalho do Sumo Sacerdote apontava para o trabalho de Cristo no céu
Soluções para a tarefa
O trabalho do sumo sacerdote consistia em, basicamente, envolver o ato de interceder pelos seres humanos, de forma a pedir que os mesmos fossem perdoados dos pecados que cometeram. O sumo sacerdote trabalhava como um mensageiro de Deus através da sua conduta correta na terra.
O trabalho se assemelhava ao trabalho de Cristo, que antes de vir à Terra para salvar aos pecadores, sempre fazia intercessões pelos seres humanos.
Bons estudos!
Resposta:
Não só como intercessor na qualidade de um Sumo Sacerdote, mas também como o Cordeiro.
Explicação:
Desde a entrada do pecado no mundo, Deus revelou à Adão e Eva, Seu plano intercessor. Ao realizar o primeiro holocausto, a morte de cordeirinho, para substituir as vestes que Adão e Eva haviam feito para cobrir sua nudez, é o reflexo de toda humanidade, na tentativa de por seus meios, justificar seus erros em vão. Somente as vestes do Cordeiro, ou seja, a Justiça de Cristo, é capaz de nos cobrir.
Assim, desde de o Genesis, o homem necessitava de um substituto. Um cordeiro. Pois o salário do pecado é a morte. Assim foi estabelecido no Édem, se comessem do fruto que Deus determinou, não coma, "certamente morrerás!" (Gen. 2;17)
A desobediência trouxe a desgraça ao mundo. Houve a separação de Deus com o homem. O homem necessitava agora de um intermediador. Ao apresentar à Moisés, pós 400 anos de exílio no Egito, todo o sistema do santuário, ali na figura do sumo sacerdote, segundo este, era o representante do pecador junto ao trono de Deus. O pecador, por sua vez, tinha que apresentar um cordeiro perfeito, para então ser imolado após confissão do seu pecado, simbolicamente, transferido a sua culpa para o inocente animal, este morria em seu lugar. O sacerdote então, levava uma parte deste sangue e entrava no local chamado Santo do Santuário, o primeiro compartimento de dois, ali ele aspergia o sangue do cordeiro na cortina que separava o lugar Santo do Santíssimo. E assim, simbolicamente, Deus concedia Seu perdão.
Há muito mais detalhes por detrás da teologia do Santuário, que prolongaria muito assunto aqui, mas certamente já me estendi demais, então para finalizar, a suma é, Jesus Cristo é nosso Sumo Sacerdote, intercedendo diante do Pai por nós, mas na cruz, Ele também foi nosso Cordeiro assim como João Batista o apresentou, em Sua morte, o véu do santuário rasgou se ao meio de cima abaixo, de forma sobrenatural, para que todos pudessem entender que, não mais necessitamos de holocaustos imperfeitos, pois o maior sacrifício foi realizado na cruz por todos que nEle creram e os que viriam a crer. Cristo é O nosso Cordeiro sacrifical e também o nosso Sumo Sacerdote Real.