Estudar as relações existentes entre o homem e a natureza, bem como as diversas formas de apropriação do espaço, é papel inerente a ciência geográfica. Entender os impactos da atuação humana no Meio Ambiente se faz cada vez mais necessário, sendo papel da Geografia estudar as diversas relações existentes entre a sociedade e as formas de uso da natureza e dos recursos. A compreensão dessa relação se faz necessária diante da exploração ambiental predatória em todo o planeta.
Desastres naturais motivados por ações humanas são cada vez mais frequentes, sendo uma consequência da atuação irresponsável da sociedade no modo de se relacionar com o Meio Ambiente e de utilizar os recursos naturais. No Brasil, por exemplo, enchentes, deslizamento de encostas, poluição de rios e do ar é frequente. A ausência de planejamento do espaço e de fiscalização no modo de uso e de ocupação do solo contribuem para esses fenômenos.
Descrição da imagem não disponível
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O homem tem uma ligação enorme com a natureza pos nos dependemos dela,nos estamos extraindo cada vez mais dela isso fazendo um desbalanciamento no meio ambiente.
Resposta:
Explicação:
a) Lei n.º 12.651, de 2012 - Código Florestal Brasileiro. O artigo 3.º impede ocupação em:
- Área de preservação permanente - APP.
-Reserva legal.
-Área de proteção de áreas verdes urbanas.
b) As principais causas dos problemas ambientais é a desigualdade social atrelada à falta de moradia e de acesso à terra infraestruturada, além da ausência do controle do Estado no ordenamento territorial e de saneamento básico. O não cumprimento das legislações ambientais e a falta de fiscalização também contribuem para os danos ao Meio Ambiente.
c) A Legislação Ambiental é fundamental para a preservação da fauna, da flora e da biodiversidade de modo geral, sendo também essencial para a sustentabilidade socioambiental. O cumprimento dessas legislações trazem para os cidadãos qualidade de vida e impede que danos graves ocorram, como inundações, deslizamentos, etc. A diminuição da poluição das águas e do ar também são significativas se as determinações legais forem cumpridas. Assim, o cumprimento das exigências legais no que se refere ao Meio Ambiente pode reduzir drasticamente problemas que causam danos consideráveis para natureza e para sociedade.