Geografia, perguntado por DAYANE1229, 1 ano atrás

estrutura e funcionamento do capitalismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por nathaliarmartins126
1
O capitalismo possui diversas fases, tais como capitalismo monopolista e capitalismo concorrencial.
O monopolista comportou o Estado de Bem Estar Social, onde passou 30 gloriosos anos acumulando sem nenhuma crise, soberano, na qual tudo era orquestrado pelo Estado. Depois, com a crise do capitalismo real, as transnacionais paulatinamente passaram a ocupar o lugar que antes era do Estado. É quando há uma guinada, e dá-se início à fase concorrencial, mais conhecida como neoliberalismo.
No capitalismo, a produção é voltada para a produção de "valores de troca". Nesse processo, o produto é fetichizado e o trabalhador é alienado, o que equivale a dizer que ele está separado dos meios de produção. Ele humaniza o produto com o seu trabalho e desumaniza-se ao mesmo tempo.
Quem postula o socialismo busca a produção de "valores de uso". Nesse sentido, como não haveria a separação entre meios-de-produção-x-trabalhador, não há alienação do trabalhador, que não está separado nem dos meios de produção, nem de si, nem da civilização. Isso porque, como o produto é para o uso, e não para a venda, o trabalho incorporado no produto permanece com o trabalhador.
Lembrando que o capitalismo é apenas umas das formas possíveis do capital. Na experiência socialista da URSS, por exemplo, permaneceram muitos elementos do capitalismo, o que nos permite afirmar que ali houve um socialismo de Estado e de mercado, o qual mescla princípios capitalistas com socialistas.
Assim, quem é contra o capitalismo, na verdade deveria ser contra o capital e suas variantes.
espero ter ajudado!!
Perguntas interessantes