Estou precisando de ajuda aki!
pergunta: b) Que palavras e expressões usadas no dia a dia poderiam substituir alguns desses termos?
texto:
Antigamente
Antigamente as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pé de alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio.
E se levavam tábua, o remédio era tirar o cavalo da chuva e ir pregar em outra freguesia. As pessoas, quando corriam, antigamente, era para tirar o pai da forca, e não caíam de cavalo magro. Algumas jogavam verde para colher maduro, e sabiam com quantos paus se faz uma canoa. O que não impedia que, nesse entrementes, esse ou aquele embarcasse em canoa furada. Encontravam alguém que lhes passava manta e azulava, dando às de vila-diogo. [...]
ANDRADE, Carlos Drummond de.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mademoiselle - Senhorita
Mimoso - Gracioso, encantador
Prendada - dotada, apta para algo
Janota - Elegante
Fazer pé de alface - Paquerar
Debaixo do balaio - Saudade de alguém
Levar tábua - ser negado, receber um "não"
Pregar em outra freguesia - procurar em outro lugar, ir embora
Cair de cavalo magro - se dar mal
Estremente - mesmo tempo
Passar manta - iludir
Azular - sumir
Dar às de vila-diogo - fugir
Explicação:
Antigamente as moças chamavam-se Senhorita e eram todas graciosas e muito dotadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os elegantes, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes paqueras, arrastando a asa, mas ficavam longos meses na saudade.
E se fossem rejeitados, o remédio era tirar o cavalo da chuva e ir procurar em outro lugar. As pessoas, quando corriam, antigamente, era para tirar o pai da forca, e não se davam mal. Algumas jogavam verde para colher maduro, e sabiam com quantos paus se faz uma canoa. O que não impedia que, nesse mesmo tempo, esse ou aquele embarcasse em canoa furada. Encontravam alguém que lhes iludia e sumia, dando às de fugir.