Saúde, perguntado por nogueiraclaudio058, 6 meses atrás

Estava tomando cefalexina a há 2 Dias porém tomei uma bezetacil posso continuar com a cefalexina?ou devo parar?

Soluções para a tarefa

Respondido por gatinhaperfeita36153
0

Resposta:

Aprovada nos Estados Unidos no início da década de 1970, a cefalexina é um antibiótico relacionado à penicilina, e é útil no tratamento de infecções do trato respiratório e geniturinário.

O que é cefalexina?

Trata-se de um antimicrobiano, ou seja, um antibiótico, do grupo dos betalactâmicos, que inclui as penicilinas. Ela é considerada a primeira entre as cefalosporinas de primeira geração.

RELACIONADAS

Escitalopram: útil para depressão e ansiedade, tem menos efeito colateral

Loratadina trata rinite e alergia de pele, é eficaz e não causa sonolência

Misoprostol, aliado das práticas obstétricas, tem uso hospitalar exclusivo

Em quais situações você pode usá-la?

Como é um antibiótico, esse medicamento só pode ser vendido sob prescrição médica e a receita deve ser retida para controle de seu consumo.

Dado o tempo de existência desse fármaco, ele é considerado muito seguro e bem tolerado. Contudo, é importante que você faça o uso racional desse remédio, ou seja, utilize-o de forma apropriada, na dose certa e por tempo adequado.

Ao não respeitar as indicações do profissional da área da saúde, você colabora para a resistência bacteriana. Isso significa que o antibiótico poderá não fazer efeito quando for necessário usá-lo em outra oportunidade.

A cefalexina pode ser usada para eliminar infecções bacterianas, como as que você vê a seguir:

Sinusite

Faringite

Bronquites

Pneumonia

Cistite (aguda ou crônica)

Gonorreia

Otite

Celulite, erisipela (infecção de pele ou tecidos moles)

Miosite (infecção muscular)

Prevenção de endocardite durante procedimentos odontológicos

A literatura sobre este medicamento relata que ele pode até ser usado de forma preventiva, antes ou depois de intervenções cirúrgicas para reduzir o risco de infecções locais, principalmente em pacientes submetidas ao parto cesariano. Os dados são da revista médica Journal of the American Medical Association.

Entenda como ela funciona

A cefalexina possui excelente farmacocinética, ou seja, independentemente da apresentação, ela é rapidamente absorvida pelo intestino delgado, até que chega a seu alvo, efetua sua ação, e é eliminada pela via renal.

Quanto à farmacodinâmica, ou mecanismo de ação, o medicamento tem efeito bactericida, ou seja, ele mata a bactéria através da inibição da síntese da sua parede celular, uma estrutura muito importante porque confere proteção ao microrganismo. "Toda alteração nesse 'local' leva a uma desestabilização que resulta na morte da célula", explica Maria Fernanda Werner, professora do Departamento de Farmacologia da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Perguntas interessantes