Estão aí, como se sabe, dois candidatos à presidência, os senhores Eduardo Gomes e Eurico Dutra, e um terceiro, o senhor Getúlio Vargas, que deve ser candidato de algum grupo político oculto, mas é também o candidato popular. Porque há dois "queremos": o "queremos" dos que querem ver se continuam nas posições e o "queremos" popular… Afinal, o que é que o senhor Getúlio Vargas é? É fascista? É comunista? É ateu? É cristão? Quer sair? Quer ficar? O povo, entretanto, parece que gosta dele por isso mesmo, porque ele é "à moda da casa". O movimento político mencionado no texto caracterizou-se?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Reivindicar a transição constitucional sob influência do governante.
Explicação:
Em 1945, com a participação do Brasil na Segunda Guerra, as contradições internas da ditadura varguista aumentaram. Vários setores pediam eleições presidenciais e muitos candidatos se apresentaram, inclusive, Getúlio Vargas. Este pretendia manter-se no poder, mas através do voto e da Constituição.
Nesta questão, é preciso aliar os conhecimentos de História com os de interpretação. Os de História nos auxiliam a localizar o trecho no contexto correto, e os de interpretação fazem o estudante perceber que Vargas mudava seu perfil político conforme suas necessidades. Isso quer dizer que, ora se apoiava em setores mais autoritários, ora em mais democráticos.
Resposta:
Por Reinvindicar a transição constituicional sob a influência do governante
Espero ter ajudado