História, perguntado por vinijesus6377, 11 meses atrás

Estamos acostumados a considerar que o sistema centro/periferia, ao menos no Ocidente, é um eixo essencial da estrutura e do funcionamento no espaço das economias, das sociedades, das civilizações. O historiador Fernand Braudel estimou que tal sistema só existiu e funcionou plenamente a partir do século XV. Essa definição não se aplica à Cristandade Medieval sem importantes correções. A noção de centro e a oposição centro/periferia são menos decisivas que outros sistemas de orientação espacial. O principal sistema é o que opõe o baixo ao alto, quer dizer, o Aqui, esse "mundo" imperfeito e marcado pelo Pecado Original, ao céu, morada de Deus. A partir do texto acima, assinale a alternativa correta. a) Usada nas Ciências Humanas para a compreensão de períodos históricos desde a Antiguidade, a noção de centro/periferia perdura até a atualidade e estrutura o sistema econômico global contemporâneo. b) As noções de baixo e alto têm um sentido histórico mais preciso para a compreensão da Cristandade Medieval do que o sistema centro/periferia. c) O sistema centro/periferia é aplicável ao estudo da Cristandade Medieval, já que os feudos constituíam o centro da vida econômica e cultural naquele contexto. d) O sistema centro/periferia aplicado durante a Era Medieval espelhava o sistema de orientação baixo e alto, sendo o baixo o mundo do pecado e o alto o mundo da virtude cristã.

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Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
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É correta a alternativa B, já que o que o texto argumenta é que o modelo de centro e periferia só teria surgido no Século XV (em especial no século seguinte, o XVI, quando a colonização fez com que se formassem centros nas Metrópoles e estabeleceu como periferias as Colônias), sendo até então usado o modelo de "alto" e "baixo".

Este modelo era politicamente representado pela supremacia da nobreza e do clero sobre os camponeses, artesãos e pequenos comerciantes, já que os representantes destes grupos ocupavam posições de privilégio por "direito divino", de modo que esta hierarquização era vista como natural.

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