Estabelecer um sistema de avaliação adequado, que possa medir todos os resultados referente ao que se pretende observar no processo de ensino e aprendizagem, torna-se desafiador para gestores educacionais e docentes, pois é necessário além de estabelecer os indicadores, preparar a equipe para ações necessárias.
Com base nestas afirmações, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I- É corriqueiro as escolas criarem classes homogêneas, utilizando o resultado da avaliação externa para separar as turmas por desempenho.
PORQUE
II- Essa estratégia traz benefícios considerando a interação equilibrada entre os alunos e as habilidades que são compartilhadas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
b.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
c.
A asserção I é uma proposição falsa e a II verdadeira.
d.
As asserções I e II são proposições falsas.
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
Explicação:
A alternativa que melhor responde à questão é a letra D: as duas propostas são falsas, pois as classes escolares não são homogêneas e sim heterogêneas.
As classes escolares
A criação do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), na década de 90, dá inicio ao processo de avaliação externa das redes de ensino, que se estende até os dias de hoje.
Essas avaliações tem por objetivo traçar um diagnóstico do sistema de educação adotado nos municípios, estados e no país. Esse diagnostico visa tornar o sistema educacional brasileiro acessível e mais próximo a todos os estudantes de todas as regiões do Brasil.
Normalmente os resultados dessas avaliações são utilizados para que estratégias sejam implementadas para que as dificuldades e falhas do sistema de educação sejam minimizadas. Assim torna-se possível trabalhar as discrepâncias encontradas de localidade para localidade, respeitando as especificidades de cada uma
Com a adoção da lei de inclusão, as turmas que já eram totalmente heterogêneas, ficaram ainda mais. Não sendo priorizado os estudantes que possuem certo grau de desenvolvimento cognitivo e sim valorizando as diferenças e aprendendo com elas.
Para que os indicadores obtidos através dos resultados das avaliações externas sejam aplicados com efetividade, torna-se necessário que algumas ações sejam pensadas como a capacitação da gestão, da equipe, enfim de toda a comunidade escolar.
Você poderá encontrar maiores informações sobre as Avaliações Escolares Externas, pesquisando em:
https://brainly.com.br/tarefa/53632897
#SPJ2