estabeleça uma comparação entre as duas estrofes pertencentes a música de ivete sangalo e aponte a diferença em relação aos verbos, levando em consideração o tempo por eles representado.
Soluções para a tarefa
A principal diferença dos verbos na canção da Ivete Sangalo, se deve pelo fato que na primeira estrofe eles estão no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo, indicando probabilidades passadas, e na segunda, estão no Pretérito do Indicativo, indicando ações que aconteceram no passado.
Na primeira estrofe da canção de Ivete Sangalo "Se eu não te amasse tanto assim", temos os seguintes verbos na primeira estrofe:
"Se eu não te amasse tanto assim .Talvez perdesse os sonhos .Dentro de mim . E vivesse na escuridão . Se eu não te amasse tanto assim . Talvez não visse flores . Por onde eu vim . Dentro do meu coração."
Repare que todos os verbos são conjugados no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo, indicando uma probabilidade de realizar uma ação no passado.
Na segunda estrofe da mesma canção, repare que os verbos mudam assim como sua conjugação:
"Hoje eu sei . Eu te amei . No vento de um temporal . Mas fui mais . Muito além . Do tempo do vendaval . Nos desejos . Num beijo que eu jamais provei igual."
Nessa estrofe os verbos se apresentam no Pretérito Perfeito do Indicativo, mostrando uma ação que ocorreu no passado, que foi de fato vivenciada.