Ed. Física, perguntado por maryrodrigues090, 2 meses atrás

estabeleça, em sua visão, quatro pontos que considera positivos e quatro pontos negativos no período que vai da colonização do Brasil até a sanção da primeira LDB, em 1961. Justifique o porquê da escolha dos pontos positivos e o porquê dos pontos negativos.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabipquintana
0

Desde o período colonial até a aprovação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) em 1961, o Brasil sofreu diversas transformações políticas e educacionais. Antes que a lei entrasse em vigor, a educação brasileira teve seus altos e baixos:

Pontos positivos:

  • No período colonial houve o surgimento da educação Brasileira quando os Jesuítas trouxeram as primeiras escolas. O trabalho educacional dos jesuítas fazia parte da política colonizadora e foi praticamente o único responsável pelo ensino na época;
  • A chegada da Família Real portuguesa na colônia trouxe uma grande evolução cultural, priorizando e fortalecendo o ensino superior.
  • A 1ª Constituição Brasileira, de 1824, garantiu o ensino primário gratuito à toda a população. Já em 1827, a criação de escolas em vários locais, inclusive as exclusivas para meninas foram determinadas por lei.
  • Após a Revolução de 1930 surgiram transformações significativas na área da educação. O Ministério e as secretarias de educação dos Estados surgiram 2 anos depois, visando promover educação laica e gratuita para a população.

Pontos Negativos:

  • A Companhia de Jesus, chegou ao Brasil com o objetivo catequisar e educar os indígenas, colonos e negros escravizados. Porém acabavam priorizando a educação dos filhos dos senhores de engenho, deixando os menos favorecidos sem a devida instrução.
  • A expulsão dos Jesuítas das colônias em 1759, pelo Marquês de Pombal arruinou a estrutura de ensino da época e a Coroa Portuguesa passou a controlar a educação, rebaixando ainda mais a qualidade de ensino.
  • No Período Imperial, a prioridade era a formação das classes dirigentes. O ensino superior era o único a receber a devida atenção, deixando os outros níveis de ensino e a classe pobre em segundo plano.
  • Apesar do ensino ter sido descentralizado com a Constituição de 1891, as províncias não tiveram meios para criar sua rede de escolas adequadamente e houve negligência com o ensino público. Parte dessa responsabilidade passou para a iniciativa privada, causando ainda mais desigualdade cultural entre as classes.

Espero ter ajudado! Que tal complementar seus estudos aprendendo mais sobre o período colonial e o pré-colonial? Acesse https://brainly.com.br/tarefa/7185747

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes