Estabeleça a relação entre pulmão mecânico e pulmão humano
Soluções para a tarefa
Explicação:
SAÚDE
Como o ventilador pulmonar age no corpo? Quando usá-lo? Tire dúvidas
3alexd/iStock
Imagem: 3alexd/iStock
Giulia Granchi
Do VivaBem, em São Paulo
27/04/2020 11h00
Os ventiladores pulmonares são essenciais para tratar pacientes com insuficiência respiratória e cada vez mais buscados para o tratamento de pacientes com quadros graves da covid-19, doença que causa a dificuldade extrema de respiração, causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Abaixo, VivaBem esclarece as principais dúvidas sobre as máquinas.
Relacionadas
Coronavírus: quando a falta de ar é preocupante e devo ir ao hospital?
Covid-19: o que sabemos sobre cloroquina e hidroxicloroquina? Tire dúvidas
Coronavírus: como funcionam os testes rápidos que detectam anticorpos?
Perguntas e respostas sobre o ventilador pulmonar
O que é a oxigenoterapia e para que ela serve?
A oxigenoterapia consiste na administração artificial de oxigênio com o intuito de manter as trocas gasosas do organismo em níveis adequados. Ou seja, quando o paciente não consegue levar oxigênio para o sangue, essas técnicas artificiais são eleitas para cumprir o papel.
Quais são os tipos de oxigenoterapia?
A oxigenoterapia pode ser classificada em sistemas de baixo fluxo (quando há necessidade de baixa quantidade de oxigênio) e sistemas de alto fluxo (quando há necessita de quantidades maiores de oxigênio).
Cateter nasal e tipo óculos, máscara facial simples, com reservatório e máscara de traqueostomia são considerados de baixo fluxo. Já a máscara de Venturi e geradores de fluxo são exemplos de dispositivos de alto fluxo.
Para quem é indicado a oxigenoterapia?
A oxigenoterapia é indicada em qualquer situação onde a capacidade de troca gasosa da respiração esteja prejudicada, como por exemplo em doenças respiratórias ou durante procedimentos com uso de anestesia geral.
Existe diferença entre o respirador mecânico e o ventilador pulmonar?
Não existe diferença entre respirador mecânico e ventilador pulmonar. Os dois termos são usados para se referir ao mesmo aparelho —ainda há sinônimos como ventilador mecânico e respirador artificial. Do ponto de vista técnico, a palavra "ventilador" é mais adequada do que "respirador", pois o que o aparelho faz é exclusivamente a ventilação, ou seja, a administração da entrada e saída de gases do pulmão. O termo respiração é mais amplo e engloba não somente a ventilação como uma série de outros eventos da troca gasosa