Estabeleça a relação entre os dois textos, "Os dez melhores museus de Londres" e "Os tesouros 'roubados' da África que foram parar em museus da Europa e dos EUA". Identifique os períodos históricos que relacionam os textos e as consequências dos acontecimentos para os países envolvidos. *
2
Porfavor me ajude. Preciso entregar daqui 15 minutos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Durante o período colonial na África, milhares de artefatos culturais foram levados do continente pelos europeus. Agora, países africanos querem o retorno desses bens de enorme valor artístico e histórico.
Os Bronzes de Benin são esculturas delicadas e placas que adornavam o palácio real de Ovonramwen Nogbaisi, o Oba do Reino de Benin (equivalente a um rei). O território, que hoje é a Nigéria, foi incorporado ao Reino Unido durante o período colonial.
As peças eram feitas de zinco, marfim, cerâmica e madeira. Várias delas foram feitas em homenagem aos ancestrais de reis e rainhas do passado.
Em 1897, os britânicos lançaram uma expedição "punitiva" contra o Benin, em resposta a um ataque a uma expedição diplomática.
Além das esculturas, inúmeros outros objetos reais foram retirados de lá à força e espalhados pelo mundo.
O Museu Britânico de Londres diz que vários dos objetos de Benin foram entregues à instituição em 1898 pelo Ministério de Relações Exteriores e pela Marinha.
Em outubro, os principais museus europeus concordaram em enviar de volta para a Nigéria alguns dos mais valiosos objetos. Eles ficarão no Museu Real, previsto para ser inaugurado em 2021 no país africano.
Explicação:
espero ter ajudado