estabeleça a diferenca existente entre as teorias de skinner, bruner, maslow e freaud?
Soluções para a tarefa
A Teoria Humanista de Maslow defende que as necessidades e motivações da pessoa estão organizadas de forma hierarquizada, estando no topo da pirâmide a realização pessoal. Abaixo desta estão a necessidade social (de ter amizades e amor), mais abaixo está a necessidade de segurança, e assim por diante.
Pela Teoria do condicionamento, defendida por Skinner, a motivação se dá de acordo com a resposta aos estímulos recebidos, portanto tais estímulos devem ser moldados ao que se quer despertar na pessoa.
A Teoria Cognitiva defende que as informações recebidas pelo sujeito são reorganizadas pelo seu intelecto. A percepção e a descrição das informações ocorre de maneira individual. A motivação ocorre com o raciocínio, e não com a resposta automática aos estímulos.
Por fim, a Teoria Psicanalítica de Freud defende que a motivação ocorre de forma inconsciente, pois não conhecemos nossos verdadeiros desejos. Todos os nossos prazeres configuram o ID, onde o ser humano apenas sente, sem julgamentos, sem interferência da moral. No entanto, o nosso ego atua como um mediador entre os prazeres e as exigências da realidade. A razão desprovida de emoção, que envolve a percepção de nossas necessidades reais, configura o superego. Assim sendo, quanto maior foi o estímulo do ID maior a motivação.
A teoria de Bruner privilegia a curiosidade do aluno e o papel do professor como instigador dessa curiosidade, daí ser chamada de teoria da descoberta. O método de Bruner prevê estruturação das matérias de ensino, sequência de apresentação dessas matérias, motivação e reforço. Difere de Piaget em relação à linguagem. Para ele, o pensamento da criança evolui com a linguagem e dela depende. Para Piaget, o desenvolvimento da linguagem acontece paralelamente ao do pensamento, caminha em paralelo com a lógica. Seu livro "Uma nova teoria da aprendizagem", com tradução para o português, foi lançado em 1966.