Estabeleça a diferença entre os seguintes termos em Genética:
A- Cromossomos homólogos e cromossomos irmãos
B- Genótipo e Fenótipo.
C- Homozigoto e heterozigoto.
D- Cromossomos autossômicos e Cromossomos sexuais.
E- Lócus genético e alelos.
F- Gens dominantes e gens recessivos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
boa sorte!
Explicação:
a- Os cromossomos, nos seres vivos, são divididos em pares, cada cromossomo possui um par com igual carga genética, isso é um cromossomo homologo. Uma cromátide irmã é o outro lado de um mesmo cromossomo, ou seja, em um par de cromossomos homólogos temos 4 cromátides irmãs
b- Genótipo e fenótipo são dois termos muito utilizados na genética, assim, sua compreensão é essencial. Enquanto o genótipo se refere à informação presente no genoma, o fenótipo se refere às características de um indivíduo.
c- Homozigoto e Heterozigoto, na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, com os seres heterozigotos acontece o oposto, uma vez que eles possuem dois genes alelos diferentes.
d- Os cromossomos podem ser sexuais ou autossomos. Os cromossomos sexuais são os responsáveis pela determinação do sexo, e os autossomos ocorrem tanto em homens quanto em mulheres. ... Na mulher, encontram-se dois cromossomos sexuais X; no homem, há um cromossomo X e outro Y.
e- São genes que estão agrupados em duplas
Os Genes Alelos são uma variação de genes. São caracterizados por estarem localizados no mesmo lugar nos cromossomos homólogos, o lócus. O gene é responsável por armazenar e reproduzir os dados genéticos de um indivíduo.
f- Dominante: O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, como é o caso dos heterozigotos. Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla, pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos.