História, perguntado por viniciu491, 5 meses atrás

Estabeleça a correta relação entre os paradigmas das ciências sociais especificados a seguir e suas definições: 1 – Positivismo. II – Estruturalismo. III – Materialismo dialético. ( ) Esse método se fundamenta na busca pelas leis que regem os fenômenos e na objetividade. Rejeita toda explicação metafísica e utiliza a observação e a experimentação como critérios de validade. ( ) Esse paradigma reconhece que existem relações causais, mas não reconhece que essas relações possam ser determinantes na compreensão do mundo e da realidade. O estudo científico deve ser pautado na descrição dos fenômenos em termos relacionais, independentemente de seu processo evolutivo ou de relações externas. ( ) Nessa concepção todas as coisas que existem estão em contínua transformação. Esse método defende que o mundo exterior existe independentemente da consciência, e que os fenômenos têm existência própria independentemente de pensarmos sobre eles ou não. ( ) Nessa concepção só existem duas formas de conhecimento científico: das ciências lógicas e matemáticas e das ciências empíricas, mesmo quando se trata de ciências sociais

Soluções para a tarefa

Respondido por pabloeqbio
3

A correta relação entre os paradigmas das ciências sociais e suas respectivas definições é expressa pela seguinte sequência: I, II, III e I. Sendo assim, a resposta correta é a letra E.

Paradigmas das Ciências Sociais

  • Positivismo (I): esse método se fundamenta na busca pelas leis que regem os fenômenos e na objetividade. Rejeita toda explicação metafísica e utiliza a observação e a experimentação como critérios de validade.
       
  • Estruturalismo (II): esse paradigma reconhece que existem relações causais, mas não reconhece que essas relações possam ser determinantes na compreensão do mundo e da realidade. O estudo científico deve ser pautado na descrição dos fenômenos em termos relacionais, independentemente de seu processo evolutivo ou de relações externas.
         
  • Materialismo histórico (III): nessa concepção todas as coisas que existem estão em contínua transformação. Esse método defende que o mundo exterior existe independentemente da consciência, e que os fenômenos têm existência própria independentemente de pensarmos sobre eles ou não.
       
  • Positivismo (I): nessa concepção só existem duas formas de conhecimento científico: das ciências lógicas e matemáticas e das ciências empíricas, mesmo quando se trata de ciências sociais.

Complemento da questão:

Escolha uma:

a. I, II, III, III.

b. III, II, I, III.

c. II, III, II, I.

d. III, I, II, I.

e. I, II, III, I.

Entenda mais sobre os Paradigmas das Ciências Sociais aqui: https://brainly.com.br/tarefa/3669585

#SPJ4

Perguntas interessantes