Esta atividade consiste em elaborar um texto respondendo aos seguintes questionamentos abordados na entrevista: 1) O que foi avaliado nessas crianças que participaram do estudo? 2) A pesquisa apontou melhores resultados em crianças surdas que estudam em escolas bilíngues para surdos ou em escolas regulares (na inclusão)? 3) Porque Libras é tão importante para os surdos? 4) O que falta nas escolas comuns para atender o aluno surdo de modo adequado?
Soluções para a tarefa
Vou colocar em forma de tópicos e vcs construam o texto, ok?
1) O que foi avaliado nessas crianças que participaram do estudo?
Foi avaliado:
* a escrita alfabética,
*leitura alfabética,
*leitura orofacial,
* conhecimento de Libras,
*desempenho das crianças em avaliações nacionais como provinha Brasil e prova Brasil e a Estadual Saresp.
2) A pesquisa apontou melhores resultados em crianças surdas que estudam em escolas bilíngues para surdos ou em escolas regulares (na inclusão)?
A pesquisa aponta que as crianças surdas apresentaram melhores resultados nas escolas bilíngues para surdos, enquanto as crianças com deficiência auditivas apresentaram melhores resultados nas escolas regulares (inclusivas).
3) Porque Libras é tão importante para os surdos?
O conhecimento da Libras é tão importante por fazer com que as crianças aprendam mais e melhor o Português, pois primeiro tem que aprender Libras, para depois compreender o interprete, após compreender a leitura orofacial, somente depois fazer leitura e escrita alfabética, só assim a criança vai conseguir adquirir o conteúdo escolar, ou seja, ela tem que aprender a se comunicar, iniciando com sua linguagem materna ( Libras ) para depois se relacionar com as outras formas de comunicação.
4) O que falta nas escolas comuns para atender o aluno surdo de modo adequado?Na escola regular ainda falta um formação do professor de modo que o capacite a receber este aluno, faltam recursos e principalmente falta uma comunidade escolar com conhecimento em Libras, portanto a escola bilíngue para surdos é extremamente necessária em contraturno com a regular.