Essa que em hei de amar
Essa que eu hei de amar perdidamente um dia
ser tão loura e dara e acasa, a hela
que eu persarai que és que a canela.
azer luxe aur a esta ama asuna eta
E quando ela passar tudo o que eu não santa
da vita ha de acomiar o coraçãn, Que a
E ela irá como o sol e an inei atrás del
como somia felice.... - Tuto iso eu me dizia.
SCOTT CALL SHUTTERSTOCK
quando alguém me chamou Olhe um wito loure
e dano e vagarosa e belo mal de our
co poerte me dizia adians onmo um sol triste
E falou-me de longe "Eu passei a tu lado
mas ias tão perdido em manu sonho dourado
me paire sormacior que me quer meiste
"I E ela irá como o sol e an inei amis dien..." a)quais expressões desses versos estão em oposição?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - A que elemento da natureza a mulher amada é comparada? Em seu caderno, copie o verso do poema que confirma sua resposta.
A mulher amada é comparada ao sol: “que eu pensarei que é o sol que vem, pela janela”.
2 - Que palavras e expressões foram usadas na comparação citada na atividade 1?
O eu poético usou as seguintes palavras e expressões: “loura”, “clara”, ‘luz”, “calor”, “vulto louro e claro”, “luz de ouro do poente”, “sol triste”.
3 - Que relação a expressão “sonho dourado” estabelece com a comparação feita no poema?
A relação é entre o sol e a palavra “dourado”, característica que pode ser atribuída ao sol e, consequentemente, à mulher amada.
4 - Identifique e transcreva em seu caderno os trechos do poema que podem comprovar que o eu poético fala de um amor futuro e que a mulher é alguém que ele ainda não conhece.
O trecho “Essa que eu hei de amar” apresenta o verbo no futuro, “hei”, indicando que o fato ainda não aconteceu, que ainda está na esfera do desejo, da possibilidade. Além disso, o poema não identifica a mulher, referindo-se a ela por meio de pronomes: “essa”, “ela”, “alguém”.
5 - Que oposição de ideias é apresentada na primeira estrofe? Identifique-a e explique o significado da metáfora presente nesse verso.
A oposição entre “luz e calor” X “escuro e frio”, explicitada no quarto verso do poema. “O sol” é metáfora da mulher que traz “luz e calor” à alma do eu poético, que estava “escura e fria”.
6 - Na terceira estrofe, o eu poético apresenta uma repetição. Identifique-a e explique que efeito de sentido ela provoca no texto.
A repetição da conjunção “e” no verso “um vulto louro, e claro, e vagaroso, e belo, na luz de ouro”. A repetição dá ênfase à quantidade e diversidade das qualidades da mulher amada. Deixa também a leitura desse trecho mais lenta.
7 - O eu poético consegue viver o seu amor com a mulher descrita no poema? Explique sua resposta e transcreva em seu caderno um trecho que a comprove.
Não. A fala da amada na última estrofe comprova que ele a deixou escapar.
Explicação:
acho que é isso