Português, perguntado por GeovannaMaria9615, 10 meses atrás

Essa pergunta é sobre um trecho extraído de um romance de CLARICE LISPECTOR, A paixão segundo G.H.

A pergunta é essa: Há um trecho que mostra a distância geográfica que separava os aposentos da empregada e a parte Nobre da residência e também a distância da posição social entre patroa empregada. Indique o parágrafo em que tais distâncias são expressadas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Liziamarcia
37


A diferença social entre a patroa e a empregada é vista através da diferença entre os aposentos .  A empregada doméstica dormia num quarto no final do corredor . Era um quarto sujo que servia como depósitos . Era um aposento do outro lado da casa ,bem longe de onde ficavam os patrões



O parágrafo que descreve a acomodação da serviçal é este :



"Começaria talvez por arrumar pelo fim do apartamento: o quarto da empregada devia estar imundo, na sua dupla função de dormida e depósito de trapos, malas velhas, jornais antigos, papéis de embrulho e barbantes inúteis. Eu o deixaria limpo e pronto para a nova empregada. Depois, da cauda do apartamento, iria aos poucos “subindo” horizontalmente até o seu lado oposto que era o living, onde - como se eu própria fosse o ponto final da arrumação e da manhã - leria o jornal, deitada no sofá, e provavelmente adormecendo. Se o telefone não tocasse."

 . *Clarice Lispector -A Paixão segundo H.G.

Perguntas interessantes