"[…] essa lógica previa a monarquia como forma de governo […] e certas pitadas de autogoverno como estratégia de fluidez administrativa para um território vasto e divergente. "
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está em: CAVAZZANI, A. L. M; CUNHA, R. P. E GOMES, S. A. R. América Portuguesa: uma introdução à cultura, à sociedade e aos poderes coloniais. Curitiba: Intersaberes, 2021. P. 54. Considerando o extrato de texto acima e os conhecimentos do livro-base América Portuguesa: uma introdução à cultura, à sociedade e aos poderes coloniais, assinale a alternativa que descreve corretamente a relação da monarquia portuguesa com as suas colônias:
A
A monarquia permitia às colônias uma autonomia financeira e econômica
B
A monarquia permitia às colônias uma autonomia financeira e política. C
A monarquia permitia às colônias uma autonomia econômica e política. D
A monarquia era dependente financeiramente das suas colônias. E
A monarquia não dependia da matéria-prima das colônias.
Soluções para a tarefa
As monarquias dependiam fortemente da exploração de suas colônias para aumentar as suas riquezas e consequentemente o poder de seus Estados. Sendo assim, impunham às colônias a um pacto colonial, onde garantia a exclusividade econômica da colônia para com a metrópole colonizadora. Portanto, a alternativa correta é a letra D).
Monarquias e Colônias
Durante o processo de formação das monarquias nacionais um dos métodos de consolidação delas foi a exploração de colônias através de políticas mercantilistas, que visavam o aumento do poder de seus Estados através da acumulação de riquezas.
Através dessas políticas foi intensificado o processo de colonização onde as metrópoles passaram a depender economicamente de suas colônias, temos como principais exemplo as nações de Portugal e Espanha, onde colonizaram as Américas e cresceram em decorrência da exploração dessas terras.
Saiba mais sobre "Monarquias e Colônias" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46798152
#SPJ4