Essa é minha pergunta! (pergunta abaixo) ME AJUDA AI PLS
Soluções para a tarefa
Olá!
Interpretando o problema:
João tem um certo número de provas. Sabemos que em um dia ele já corrigiu desse total. No próximo dia, ele corrigiu mais desse total. Portanto, ele já corrigiu das provas.
Queremos saber o quanto falta ele corrigir, para isso, subtraímos de 1, pois assim teremos o quanto falta para que seja igual à 1, dado que o número 1 representa o total de provas.
----------------------------
Encontrando a soma:
Precisamos encontrar o resultado de para prosseguir com o problema:
→ O MMC entre 16 e 4 é 16, pois 4 × 4 = 16 (16 é um múltiplo de 4). Assim, precisamos igualar ambos os denominadores a 16, mas sem alterar o valor da fração. Para isso, temos que encontrar uma fração equivalente com o denominador 16.
→ A primeira fração já tem o denominador 16, então não precisamos modificá-la. Já na segunda fração, precisamos multiplicar o denominador por 4, já que 4 × 4 = 16. Entretanto, ao multiplicar o denominador por 4, também precisamos multiplicar o numerador por 4, para manter a equivalência.
→ Agora que temos frações com denominadores iguais, podemos repetir o denominador e somar os numeradores:
→ Portanto, João já corrigiu das provas.
----------------------------------
Encontrando a diferença:
Já sabemos quantas provas João já corrigiu, mas queremos saber quantas faltam corrigir. Para isso, subtraímos o quanto ele já corrigiu do total de provas. O total de provas pode ser representado por 1, já que esse seria 1 total de provas.
→ Quando estamos somando ou subtraindo uma fração e o número 1, podemos reescrever o número 1 como uma fração onde seu numerador e denominador são iguais ao denominador da outra fração. Isso é válido pois qualquer número dividido por ele mesmo é 1, logo, se o numerador e o denominador forem iguais, não alteramos o valor de 1.
→ Como os dois denominadores são iguais, podemos apenas conservar o denominador e subtrair os numeradores:
→ Portanto, João ainda precisa corrigir das provas.
---------------------------
Conferindo o resultado:
→ Sabemos que João corrigiu e ainda precisa corrigir das provas. Portanto, ao somar o quanto ele já corrigiu com o quanto falta ele corrigir, teremos o total de provas (número 1):
→ Como os denominadores são iguais, podemos repetir o denominador e somar os numeradores:
→ Portanto, nossa resposta está correta.
-----------------------------
→ João ainda precisa corrigir das provas no domingo.
Alternativa E -
Espero ter ajudado.
Abraços e bons estudos ;-)