Geografia, perguntado por brunoartthur3842, 1 ano atrás

- Essa cova em que estás,
com palmos medida,
é a conta menor
que tiraste em vida.
- E de bom tamanho,
nem largo nem fundo,
é a parte que te cabe
deste latifúndio.
- Não é cova grande,
é cova medida,
é a terra que querias
ver dividida.
(NETO, João Cabral de Melo. Morte e vida Severina e outros poemas em voz alta. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986, p. 87).

O fragmento do poema de João Cabral de Meio Neto retrata a questão da terra no Brasil. Logo:

I. A estrutura econômica e social, assentada na desigual repartição da terra e da renda ê geradora de privilé­ gios para alguns, da miséria de muitos e da violência desenfreada no campo.
II. Os conflitos no campo brasileiro não têm relação com a concentração fundiária.
III. A questão fundiária é um problema estrutural. Para os sem-terra só existem duas saídas: RESISTIR e envolver- -se em constantes conflitos pela posse da terra ou MIGRAR para os grandes centros urbanos à procura de novas oportunidades de sobrevivência.
IV. No campo o trabalhador sem-terra vai de encontro à CERCA, que simboliza a crescente concentração fundiária. Na cidade encontra o MURO, símbolo da especulação imobiliária.

Estão corretas:

a) apenas as proposições II e IV.
b) apenas as proposições I e II.
c) apenas as proposições I, III e IV.
d) apenas as proposições II, III e IV.
e) todas as proposições.

Soluções para a tarefa

Respondido por RodrigoPA
17
Questão ideologicamente bem complicada, principalmente com relação à proposição (IV), já que muros não são necessariamente "símbolos da especulação imobiliária", pois são elementos mais amplos da cultura arquitetônica das cidades. No entanto, como os conflitos no campo têm uma relação inequívoca com a concentração fundiária, a proposição II está errada. Logo, a única alternativa que sobra é a letra C.

Tenha um bom dia.
Respondido por kacauchan
28
Olá!!

A resposta correta é a de letra c) apenas as proposições I, III e IV.

Como podemos perceber a única afirmação incorreta é a de número II, vamos analisar o porque disso:


II. Os conflitos no campo brasileiro não têm relação com a concentração fundiária.

R: É fato de que grande parte dos conflitos nos campos brasileiros possuem sim relação como a concentração fundiária. Como sabemos, desde o inicio da historia do nosso país como no Brasil Colônia, e infelizmente até os dias de hoje, sempre existiu uma concentração maior do poder na minoria e não foi diferente em relação as terras.
Temos até hoje áreas que não possuem nada e pessoas necessitadas de um local para ficar, como é o caso do Movimento Sem Terra. Também a projetos como o da Reforma Agrária para ajudar a melhorar essa situação.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Perguntas interessantes