Biologia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Essa aqui é pra quem manja de genética...


A queratose (anomalia de pele) se deve a um gene dominante Q.
Uma mulher com queratose, cujo pai era normal, casa-se com um homem com queratose, cuja mãe era normal. Se esse casal tiver quatro filhos, a probabilidade de todos eles apresentarem queratose é de:


a)15,6% b)24,6% c)12,5% d)31,6% e)28,1¨%

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
31
Nesse caso se usa a regra do "e", então, se multiplica os numeradores entre si, e depois os denominadores:
O casal que vai gerar os filhos, ambos são heterozigotos, segundo o seu enunciado(Qq).
Então, a probabilidade de cada filho ser acometido é de três em quatro possibilidades----->3/4.

Então:3/4*3/4*3/4*3/4=81/256 ---->transformando em percentual temos: 0,316%, e não 31,6% da alternativa (d), que é a que mais se aproxima deste v resultado.

Usuário anônimo: espero ter ajudado
Usuário anônimo: vlw man, ajudou
Respondido por MikeCnt
19

Resposta:

31,64% de chance

Explicação:

1) Sobre dominância:

Um gene dominante é aquele que expressa um fenótipo mesmo estando sozinho, posto que qualquer fenótipo tem interação com no mínimo dois alelos (um do pais e um da mãe) que juntos fazem a dinâmica de produção de proteínas que expressam uma característica. Nesse caso, sendo o gene dominando, apenas um alelo Q já é necessário para expressar a queratose. Portanto, indivíduos Qq e QQ terão a anomalia.

2) Do enunciado:

Sendo o pai da mulher e a mãe do homem normais, eles são necessariamente qq para queratose e, portanto, toda sua prole tem um dos seus genes recessivos. Assim, tanto a mulher quanto o homem necessariamente têm genótipo Qq.

3) As possibilidades de uma prole:

Em um cruzamento Qq x Qq, há três possibilidades de combinação, como mostra a imagem: QQ, Qq ou qq, sendo 50% de chances para Qq e 25% para QQ ou qq. Portanto, cada um dos filhos tem 75% de chances de desenvolver a anomalia.

4) O cálculo de probabilidade:

Neste caso, propõe-se que nasçam 4 filhos e todos eles sejam QQ ou Qq, que é de 75% como já visto. Ou seja, deve-se multiplicar a porcentagem de probabilidade de cada um dos filhos, 4 vezes, para se obter a probabilidade de um cenário em que todos nasçam com genótipo QQ  ou Qq, mas não qq. Assim sendo, com cada filho tendo 75% de chances:

3/4 x 3/4 x 3/4 x 3/4 = 81/256 = 0,3164 = 31,64% de chance

Continue estudando com esta questão que aborda os cálculos de probabilidade de proles https://brainly.com.br/tarefa/22646379

Anexos:
Perguntas interessantes