Biologia, perguntado por anabeatrizfloriano2, 6 meses atrás

Esqueci a pílula! E agora? Tomo pílula há mais de um ano e nunca tive horário certo. Em geral, tomo antes de dormir, mas, quando esqueço, tomo de manhã ou, na noite seguinte, uso duas de uma só vez. Neste mês, isso aconteceu três vezes. Estou protegida?
Considerando que a pílula à qual a leitora se refere é composta por pequenas quantidades dos hormônios estrógeno e progesterona, pode-se dizer à leitora que: *

a) sim, está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, ainda que em baixa dosagem, induzem a produção de FSH e LH e estes, por sua vez, levam à maturação dos folículos e à ovulação. Uma vez que já tenha ocorrido a ovulação, não corre mais o risco de engravidar.

b) sim, está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, ainda que em baixa dosagem, induzem a produção de FSH e LH e estes, por sua vez, inibem a maturação dos folículos, o que impede a ovulação. Uma vez que não ovule, não corre o risco de engravidar.

c) não, não está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, em baixa dosagem e a intervalos não regulares, mimetizam a função do FSH e LH, que deixam de ser produzidos. Desse modo, induzem a maturação dos folículos e a ovulação. Uma vez ovulando, corre o risco de engravidar

d) não, não está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, em baixa dosagem e a intervalos não regulares, não inibem a produção de FSH e LH, os quais, sendo produzidos, induzem a maturação dos folículos e a ovulação. Uma vez ovulando, corre o risco de engravidar.

Soluções para a tarefa

Respondido por eloah0022
2

Resposta:

Sabemos que o remédio vai atuar inibindo a produção  do hormônio folículo estimulante (FSH) e do LH (hormônio luteinizante). Sem esses hormônios, não há como ocorrer o desenvolvimento de um folículo ovariano assim a mulher não ovula. Porém se a pilula é tomada de forma irregular essa inibição pode não ocorrer, fazendo com que a mulher ovule e corra risco de gravidez.

Explicação:

Por isso a alternativa correta é a letra D!

Perguntas interessantes