(ESPM) Nascido em Estagira (norte da Grécia) no ano de 384 a.C., aos 18 anos passa a frequentar a Academia, acompanhando as lições de Platão durante duas décadas. Possuidor de grande fortuna, cercou-se dos livros dos grandes filósofos e poetas de seu tempo, sendo chamado de O Leitor por Platão. Aos 41 anos é convidado por Felipe para ser educador de Alexandre.
Com a ascensão de Alexandre ao trono, em 336 a.C., retorna para Atenas e funda o Liceu, ginásio localizado na parte leste da cidade. Sua escola foi chamada de peripatética, de passeadores, por ser comum dar aulas passeando pelos jardins”.
(Antonio Carlos Wolkmer. Introdução à História do Pensamento Político)
O texto refere-se ao pensador grego:
a) Protágoras.
b) Anaxágoras.
c) Sócrates.
d) Aristóteles.
e) Heráclito.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alternativa correto e a d) Aristóteles
O texto refere-se ao pensador Aristóteles. Logo, a alternativa D é a correta.
Aristóteles é conhecido como o Estagirita. Foi aluno de Platão e mestre de Alexandre, o Grande.
Sua escola foi o Liceu e suas aulas ficaram famosas por serem dadas enquanto ele e seus alunos andavam pelos jardins - daí a noção de peripatética.
Dos ensinamentos de Aristóteles só sobraram anotações de aulas, exatamente o o oposto do que sobrou de seu mestre Platão.
Com a decadência de Atenas e o preconceito crescente contra qualquer um que se ligasse aos macedônios, Aristóteles foi julgado pelos atenienses como fora Sócrates, anos antes. Optou, contudo, por não tomar o veneno: auto exilou-se para evitar, em suas palavras, um segundo crime contra a filosofia.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/23789816