Espionagem na guerra fria. Definição e exemplo de ações
Soluções para a tarefa
Os grupos de espionagem (CIA e KGB) foram criados na necessidade de se estar sempre um passo a frente de seu inimigo na Guerra Fria (entre EUA E URSS).
Para sempre saber o que estava acontecendo no país um do outro e de seus aliados, além de trabalharem com espionagem, os soldados altamente treinados eram enviados para outros tipos de missões. Um exemplo disso é que a CIA também foi incumbida de implantar a ditadura em vários paises na América do Sul. Por sua vez, a KGB tinha o dever de manter unida toda a URSS (já que ela era uma união de países). Se ocorresse alguma revolta ou tentativa de separação, a KGB ia lá e acabava com o problema.
No bloco capitalista destacou-se a CIA-Central Intelligence Agency (Agência Central de Inteligência) dos Estados Unidos. "Inteligência" tem a ver com "informação", que é a coisa mais valiosa para um espião. Os agentes da CIA respondem diretamente ao presidente dos Estados Unidos.Além de espionar seus adversários a URSS, os agentes da CIA também participam na organização de golpes de Estado que instalaram ditaduras militares em vários países da América Latina, como, por exemplo, na Guatemala, com o objetivo de ter mais paises capitalistas.
A espionagem foi uma das atividades mais exigidas durante a Guerra Fria, nesse confronto que ocorreu entre os blocos capitalistas ocidentais, liderados pelos Estados Unidos, e os blocos comunistas orientais, liderados pela União Soviética desde 1945 até a queda do comunismo entre 1989.
Durante a Guerra Fria, ambos os blocos usaram espionagem e contra-espionagem como a principal arma para obter informações ou, quando apropriado, desinformar o rival. Os dois blocos tinham agências que responderam a essa atividade.
Por parte do bloco comunista era a KGB, (desapareceu): foi responsável por obter e analisar todas as informações de inteligência de EUA, monitorar de forma abrangente a opinião pública, subversão interna e possíveis parcelas desestabilizadoras no bloco soviético
A KGB eliminou os inimigos da União Soviética, principalmente desertores do bloco soviético, diretamente ou para ajudar os serviços secretos de outros países comunistas.
Por parte do bloco capitalista dos EUA: era CIA, (ainda existente): A Agência Central de Inteligência (CIA), como órgão independente, ficou encarregada de armazenar, analisar e entregar informações ao Presidente, por meio do Diretor de Inteligência Nacional,
Para isso a CIA usou diversos mecanismos, como por exemplo corvos para colocar microfones em janelas e golfinhos foram treinados para missões subaquáticas, pombos foram treinados para missões clandestinas que consistiam em fotografar locais de interesse dentro da União Soviética, mensagens com os locais de lançamento dos mísseis V1 alemães, bem como a localização de suas estações de radar.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/8132444#