)Escrever o código Python necessário para criar uma lista 1 com N valores randômicos no intervalo de 1 a 20, cujo valor de N esteja entre 10 a 15. Usando o método str(), criar uma lista 2, de strings, com os elementos da lista 1 que forem pares e maiores que 5. Criar uma tupla com os elementos da lista 2. Imprimir as duas listas e a tupla criada.
2)Escrever o código Python necessário para criar 2 tuplas, cada tupla com N elementos, com valores randômicos no intervalo de 10 a 30. Criar uma lista de tuplas, cada tuplacom 2 valores, um valor da tupla 1 e outro da tupla 2. Imprimir as tuplas e a lista de tuplas.
Soluções para a tarefa
Como os exercícios propõem um número N limitado a um intervalo de valores, as resoluções mostradas a seguir utilizarão uma função "entrada_valida()" para garantir que o valor N esteja compreendido na faixa de valores definida.
Para a obtenção de inteiros randômicos dentro das faixas de valores dadas, vamos utilizar a função randint() da biblioteca random.
Como ficaria muito extenso explicar linha a linha o que foi feito nos códigos, deixo aberto o espaço dos comentários para esclarecer qualquer ponto que tenha ficado confuso.
[Python 3.8]
1)
2)
Obs.: Nesta, não fica claro se cada elemento da tupla que compõe a lista será tomado aleatoriamente ou se será seguida a ordem de inserção destes elementos nas tuplas criadas previamente. Considerarei que será respeitada a ordem, ou seja, a primeira tupla é formada pelo primeiro elemento da tupla_1 e pelo 1º elemento da tupla_2 e assim por diante.