História, perguntado por samilisavio, 1 ano atrás

escrevendo sobre a balaiada

Soluções para a tarefa

Respondido por matheuslucca132
4
A balaiada foi uma revolta de caráter popular, ocorrida entre 1838 a 1841, ocorrida no interior da província do Maranhão, após a tentativa frustrada de invadir a capital São Luís. Dispersou-se pra a província do Piauí. Participaram da revolta vaqueiros, escravos, pobres da região e a classe média. Os principais líderes da revolta eram o vaqueiro Raimundo Gomes, Manoel dos Anjos conhecido como Balaio e Cosme Bento que liderava um grupo de cerca de três mil escravos fugitivos. 
A economia maranhense atravessava uma forte crise, decorrente da concorrência do algodão norte-americano no mercado exterior, causando miséria. Além disso a Lei dos prefeitos
(que concedia ao governados o privilégio de escolher os prefeitos das cidades), aumentou ainda mais o atrito da população com as instituições governamentais.Após conquistar vários adeptos, os revoltos conseguiram controlar a cidade de Caxias, um dos maiores centros comerciais da época. Apesar das tentativas de manipulação por partes dos ben-te-vis, o movimento foi ganhando forças, e para combatê-los foi nomeado presidente e comandante das armas da Província o Coronel Luís Alves de Lima e Silva que derrotou os revoltos na cidade de Caxias, ganhando o título de Barão de Caxias. 
Depois da morte de Manoel dos Anjos, no processo de retaliação do movimento, Cosme Bento assumiu a liderança do grupo e fugiu para o sertão. Mas foi preso e condenado a forca em 1842.
Raimundo Gomes foi expulso do Maranhão e morreu quando estava sendo deportado para São Paulo, mais de doze mil escravos foram mortos, e o movimento acabou.  resumi aii 
Perguntas interessantes