Ed. Física, perguntado por cristinadossantos905, 3 meses atrás

escreve como se dançar o cacuriá?

pfvv e para hoje se Respode eu dou 28pontos

Soluções para a tarefa

Respondido por bezerrathays4
1

Explicação:

Pares compostos em rodas fazem parte do elemento básico da dança onde há composição de um círculo, denominado “cordão”.

Sob forte característica sensual dos movimentos, o Cacuriá é dançado com passos marcados, e os dançarinos se utilizam principalmente do rebolado do quadril, improviso e muita interação com o público.

Um casal por vez sai do círculo central e abana com a mão.

Na sequência a dança acontece em separado, embora a dupla chegue a se tocar apenas com o abano no momento do punga, quando retorna ao cordão circular para conceder a vez de outro par brilhar.

Os casais possuem as mais variadas idades, desde jovens até pessoas com 75 anos de idade. Ao passo que a dança se desenvolve as caixeiras cantam as toadas (tipo de letra característica para o canto) de forma improvisada, sem dúvida um desafio encarado por poucos.

O Cacuriá é considerado mistura de marcha, valsa e samba.

Exige excesso de esforço físico. Por esse motivo as partes não duram mais do que trinta minutos.

A dança coreografada, é repleta de simbolismos, e cada passo da dupla transmite a manifestação da cultura, crenças e costumes do povo. Os elementos da natureza fazem parte da maioria das músicas. As composições também brincam com as crenças, brincadeiras antigas e demais anseios em forma popular.

Não se pode ignorar a importância do Cacuriá em preservar as tradições culturais e os conhecimentos populares, dois elementos que fizeram o gênero crescer em principal na região nordestina do Brasil.

O Cacuriá, além de ser muito divertido e de ter um inegável valor cultural, possibilita um interessante trabalho de cuidado com o corpo do outro, pois nele, o toque é parte fundamental e indispensável da brincadeira.

Como recursos atrativos se utilizam do riso e da sensualidade para colocar o público dentro da dança. O rebolado e requebrado do corpo, o contato corporal com o parceiro da dança, o riso e o olhar entre os dançantes e espectadores tornam essa dança provocante e excitante. O prazer relacionado à prática do Cacuriá se reflete na expressão corporal e facial que é o elo direto com todos que participam e assistem.

Perguntas interessantes