Escreva uma ficha sobre o Tenentismo, dizendo o que foi; os locais onde ocorreram as revoltas; os objetivos principais da segunda revolta e como foi o final desse movimento.
me ajudem!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
O tenentismo foi um fenômeno sociopolítico do início da década de 1920, quando um movimento político-militar ganhou força em quartéis distribuídos pelo território nacional, onde uma série de rebeliões realizadas por jovens oficiais de baixa e média patentes do Exército Brasileiro.
Evidentemente descontentes com a situação política brasileira eles buscaram abalar suas estruturas ao tentar derrubar as oligarquias rurais que dominavam o país e constituíam o pilar fundamental das tradições da República Velha.
Entre os principais pontos defendidos, além da reconquista do poder do início da República Velha, é importante citar a defesa fim do “voto de cabresto”. Por meio dele, os eleitores eram coagidos a votar em um governante designado pelos coronéis.
Além disso, as eleições eram fraudulentas, e sempre favoráveis aos coronéis. Por isso, os Tenentistas defendiam a mudança do voto aberto para o secreto.
Outro ponto importante, é que os integrantes do movimento desejavam o direito ao voto feminino e não concordavam com a corrupção política que estava posta naquele momento, por isso, desejavam fazer algo para mudar essa realidade.
Reivindicações ligadas à reforma da educação pública brasileira também foram feitas pelo Tenentismo.
Ainda que com pouca relevância e muita repressão por parte do governo, durante este período foram registrados alguns motins. Como exemplo, podemos citar a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, que aconteceu em julho de 1922.
O levante, ocorrido no Rio de Janeiro, ficou conhecido por este nome justamente pela quantidade de combatentes que lideraram a revolta. Eram 17 militares e um civil, que buscavam o fim das oligarquias instaladas no poder. Ela foi duramente reprimida pelas forças oficiais do governo.
Outros exemplos de revoltas, também ocorridas neste período, foram a Comuna de Manaus e a Revolta Paulista, ambas em 1924.
Explicação:
Com a Revolução de 1930, Getúlio Vargas chegou à presidência. Ele conseguiu enfraquecer o movimento Tenentista dividindo-o. De um lado, alguns participantes assumiram postos no governo, como interventores federais, porém, alguns integrantes insistiram em permanecer no movimento.
A maioria destes, pertenciam a Coluna Prestes, e futuramente, em 1945, seriam responsáveis pela queda de Vargas.