ENEM, perguntado por mariabarcel3983, 5 meses atrás

Escreva uma carta relatando o que para você representa o estado de minas gerais.

Soluções para a tarefa

Respondido por aguiarbioficial
0

Resposta:

Dono do segundo maior parque industrial do Brasil, Minas Gerais é um dos três estados mais ricos do país. Os setores mineral e siderúrgico se destacam, ao lado do turismo histórico. Berço do ciclo do ouro, Minas traz as marcas do passado.

Aspectos históricos

Até meados do século XVII, a presença luso-brasileira no atual território mineiro limitava-se a algumas fazendas de gado estabelecidas por grupos que, vindos da Bahia, haviam avançado pelo vale do São Francisco. Os sertões também eram percorridos pelas bandeiras paulistas, em busca de metais preciosos e de nativos para escravizar.

No final do século XVII, os bandeirantes descobriram as primeiras jazidas auríferas. Iniciou-se então a ocupação efetiva do atual território mineiro, intensificada na década de 1720 com o encontro de diamantes na região que corresponde hoje ao município de Diamantina. O ouro e os diamantes eram encaminhados a Portugal pelos portos de Parati e do Rio de Janeiro.

Mapa de Minas Gerais

Os caminhos do ouro e dos diamantes no século XVIII.

As notícias da descoberta dessas riquezas atraíram um grande contingente populacional para a área, o que gerou inúmeros conflitos pela posse das minas. Um dos mais significativos foi a Guerra dos Emboabas, que durou de 1707 a 1710. Consistiu num confronto pelo controle das regiões auríferas entre os paulistas, que haviam descoberto as jazidas e, por isso, consideravam-se seus legítimos donos, e os emboabas, termo com que os paulistas designavam os “estrangeiros”, especialmente os grupos de portugueses e baianos.

Os paulistas saíram derrotados e buscaram novas regiões de prospecção. A Coroa portuguesa iniciou então o controle sobre o metal extraído, com a cobrança de impostos e maior vigilância sobre as lavras.

Os arraiais brotavam como cogumelos nas regiões de garimpo e logo foram elevados à categoria de vilas. As mais importantes foram Sabará, Vila Rica (atual Ouro Preto) e Ribeirão do Carmo (atual Mariana). Esta última foi sede da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, criada em 1709. Depois de 11 anos da subordinação dos sertões auríferos a São Paulo, a metrópole criou a Capitania das Minas Gerais.

Nas décadas seguintes, cresceu nas vilas mineiras a revolta contra os altos tributos cobrados por Portugal sobre o ouro extraído. Em 1789, organizou-se o movimento conhecido como Inconfidência Mineira, que objetivava a independência de Minas Gerais. Descoberta devido à traição de um de seus membros, a conspiração foi duramente reprimida. Seus líderes foram sentenciados ao exílio ou à morte.

O mais famoso deles, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, foi enforcado e teve seu corpo esquartejado.

No final do século XVIII, o ouro começou a se esgotar e o território mergulhou num processo de estagnação econômica. O quadro só começaria a se reverter no século XX, com a pecuária e a exploração de jazidas de minério de ferro.

Explicação:

Perguntas interessantes