escreva um texto sobre o que a Rússia tem em comum com Brasil ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As relações entre Brasil e Rússia tem visto uma melhora significativa nos últimos anos, caracterizada por um aumento das trocas comerciais e a cooperação em matéria de tecnologia militar e segmentos. Atualmente o Brasil possui uma importante aliança com a Federação Russa, com parcerias em áreas como tecnologia espacial, militar e telecomunicações.[1]
Uma pesquisa divulgada pela BBC News em 2013 revelou que 38% dos russos vêem a influência do Brasil de forma positiva e 8% de forma negativa, a pesquisa também revelou que 25% dos brasileiros vêem a influência da Rússia de forma positiva e 30% de forma negativa
O Brasil e a União Soviética estabeleceram relações diplomáticas em 2 de abril de 1945, que foram rompidas em 1947, durante o governo de Eurico Gaspar Dutra. As relações comerciais foram estabelecidas em 1958, durante o governo Juscelino Kubitscheck, mas as relações diplomáticas só foram restabelecidas durante o Governo João Goulart em 1961[6]. Como a maioria dos outros países ocidentais, o Brasil se manteve neutro, mas distante, nas relações com a União Soviética durante a Guerra Fria. Ambas as relações bilaterais estiveram limitadas ao intercâmbio comercial e os acordos de cooperação de mínima importância. Com a dissolução da União Soviética e o subsequente nascimento da Federação Russa, as conversações entre as duas nações aumentaram, levando ao Tratado de Cooperação Brasil-Rússia, assinado em 21 de novembro de 1997.
Em 2001, uma comissão de alto nível chefiada pelo então vice-presidente do Brasil, Marco Maciel, e o então primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Kasyanov, estabeleceram a longo prazo diversos acordos bilaterais, dando início a uma parceria estratégica entre os dois países.
Continuando o percurso, o posterior vice-presidente do Brasil, José Alencar, viajou para Moscou, em setembro de 2003, para um encontro com o presidente russo Vladimir Putin e os seus membros de gabinete. Os dois países assinaram um pacto de transferência tecnológica e militar, um importante acordo no domínio da tecnologia espacial, mísseis de defesa, e transferência de armas militares.
Em resposta a um convite feito pelo então presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, Vladimir Putin fez uma visita de estado ao Brasil em 22 de novembro de 2004.
Em 18 de outubro de 2005, durante uma visita de Estado do presidente Lula a Moscou, Putin e Lula assinaram o Acordo Bilateral Brasil-Rússia de Aliança Estratégica. Bem como um acordo que tornou possível para a Agência Espacial Brasileira enviar o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, ao espaço a bordo da Soyuz TMA-8.
Brasil e Rússia são integrantes do grupo BRICS,