Escreva um texto sobre a Revolução Francesa quando e como se iniciou e suas principais características
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Revolução Francesa foi um processo revolucionário que ocorreu entre 1789 e 1799 na França. Foi a burguesia quem a liderou e, por isso, ela é uma das Revoluções Burguesas.
Resumidamente, a burguesia estava insatisfeita com a pobreza e com a aristocracia francesa. Essa também era uma época em que surgiram as novas ideologias, chamadas de anticlericais ou anti-cristãs.
Movida por esse cenário, a burguesia conquistou o apoio dos camponeses e incentivou-os a pegar em armas. Depuseram o rei matando-o, mas também matavam qualquer um que discordasse de suas ideias.
Ela espalhou pelo mundo os ideias de “igualdade, fraternidade e liberdade”. Este era o seu lema, representado por uma imagem da Marianne, uma mulher erguendo a bandeira da França, personificando as ideias revolucionárias.
Esse lema está presente até os dias de hoje, e inspirou acontecimentos marcantes da história da humanidade durante a Idade Moderna.
Mas isto é um grande paradoxo, pois os revolucionários não aplicam esses três valores àqueles que discordam de seus métodos. Foram aproximadamente 18.000 assassinatos em 10 anos.
Grande parte das mortes aconteceram na segunda das três fases da revolução, mas a forte oposição aos que discordam sempre foi uma marca desse movimento.
Há outras causas e características importantes que veremos adiante, detalhando essas fases e seus acontecimentos! Também entenderemos melhor o contexto em que tudo isso surgiu.
Atenção: o termo “revolução” é usado para se referir às mudanças drásticas, movimentos violentos que alteraram a base e a estrutura de uma sociedade. Já “revolta” são mudanças superficiais, que não é este caso.
Quais foram as principais características da Revolução Francesa?
As principais características da Revolução Francesa, que a difere das outras Revoluções burguesas, foram: participação de camadas populares no processo revolucionário, defesa dos ideais iluministas, separação da Igreja e do Estado e exaltação da Razão.
Explicação:
espero ter ajudado :)