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o que é alteridade?
qual sua importância?
quem foi Emmanuel levinas?
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O filósofo da alteridade e da responsabilidadeEscola/Tradição:Filosofia continentalData de nascimento:12 de janeiro de 1906Local:Kaunas, Império RussoData de falecimento25 de dezembro de 1995 (89 anos)Local:Paris, FrançaPrincipais interesses:Fenomenologia, Ética, TalmudeIdeias notáveis"Outro", "rosto", "Infinito", "responsabilidade"Influenciado por:Kierkegaard · Husserl ·Heidegger · Rosenzweig ·Monsieur Chouchani ·Descartes · Blanchot ·Platão
Emmanuel Levinas (Kaunas, 30 de dezembro de 1905jul./ 12 de janeiro de 1906greg. — Paris, 25 de dezembro de 1995) foi um filósofofrancês nascido numa família judaica na Lituânia.
Bastante influenciado pela fenomenologia de Edmund Husserl, de quem foi tradutor, assim como pelas obras de Martin Heidegger, Franz Rosenzweig e Monsieur Chouchani, o pensamento de Levinas parte da ideia de que a Ética, e não a Ontologia, é a Filosofia primeira. É no face-a-face humano que se irrompe todo sentido. Diante do rosto do Outro, o sujeito se descobre responsável e lhe vem à ideia o Infinito.
Alteridade (ou outridade) é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende do outro. Assim, como muitos antropólogos e cientistas sociais afirmam, a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro (que em uma visão expandida se torna o Outro - a própria sociedade diferente do indivíduo
Emmanuel Levinas (Kaunas, 30 de dezembro de 1905jul./ 12 de janeiro de 1906greg. — Paris, 25 de dezembro de 1995) foi um filósofofrancês nascido numa família judaica na Lituânia.
Bastante influenciado pela fenomenologia de Edmund Husserl, de quem foi tradutor, assim como pelas obras de Martin Heidegger, Franz Rosenzweig e Monsieur Chouchani, o pensamento de Levinas parte da ideia de que a Ética, e não a Ontologia, é a Filosofia primeira. É no face-a-face humano que se irrompe todo sentido. Diante do rosto do Outro, o sujeito se descobre responsável e lhe vem à ideia o Infinito.
Alteridade (ou outridade) é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende do outro. Assim, como muitos antropólogos e cientistas sociais afirmam, a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro (que em uma visão expandida se torna o Outro - a própria sociedade diferente do indivíduo
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