História, perguntado por wilzinhosousa5195, 1 ano atrás

escreva um texto relacionado as revoltas de Canudos e do contestado com o messianismo

Soluções para a tarefa

Respondido por juliomorini2010
234

resposta ;  Ambas ocorreram nos primeiros anos após a proclamação da República (1889). A de Canudos aconteceu na Bahia, entre 1896 e 1897. A do Contestado, na divisa do Paraná com Santa Catarina, de 1912 a 1916. Nos dois casos, o pano de fundo foi uma grave crise econômica e social que assolava o país - inflação, desemprego incrementado pela libertação dos escravos (1888) e avanço das oligarquias sobre os pequenos proprietários de terras. Não por acaso, a origem dos conflitos acabou sendo mais ou menos a mesma também: disputas fundiárias. Tanto em um como em outro episódio, o comando dos rebeldes coube a um líder religioso (Antônio Conselheiro e José Maria de Santo Agostinho, respectivamente). Acusados de fanatismo e de pregar a volta da monarquia, os dois movimentos foram trucidados pelas forças oficiais republicanas. Ao lado da Revolução Federalista, as guerras de Canudos e do Contestado entraram para a história como as maiores chacinas praticadas durante a Primeira República.

Explicação:

Respondido por heloisagoncalves745
38

As revoltas de Canudos e do Contestado relacionam-se com o messianismo, pois ambas tiveram como líderes personalidades religiosas importantes que conduziam o povo num efeito manada como se aquelas revoltas fossem a resolução de todos os seus problemas.

A Revolta de Canudos ocorrida na Bahia tinha como líder Antônio Conselheiro, um religioso importante que conduzia os camponeses para que lutassem contra as desigualdades sociais gritantes do período monárquico brasileiro.

Já na Revolta do Contestado, era o monge José Maria de Santo Agostinho que conduzia os camponeses revoltados com o desemprego devido à construção de uma estrada de ferro na região Sul do país.

Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/4566178

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes