Escreva um texto na função referencial ou denotativa a partir do diálogo a seguir:
Repórter: O que aconteceu aqui?
Policial: Encontrei um senhor de 80 anos passeando na praça.
Repórter: E o que você vai fazer?
Policial: Vou levá-lo para casa porque ele pertence ao grupo de risco. Nesta época de
coronavírus ele deve ficar em casa.
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
O exercício é produção de texto
O senhor resmungou alguma coisa que eu não entendi. O repórter perguntou porque estava na rua sozinho e sem máscara em épocas de coronas vírus. O senhor, cujo nome soubemos ser Virgílio, suspirou longamente e disse que o corona vírus era menos perigoso do que ficar em casa, que em casa a nora o queria matar e estava convencendo os netos a ajudá-la. Fiquei estarrecido com a história eu e o repórter falamos dos conselhos para idosos onde ele poderia pedir ajuda e, aliás, nós o levaríamos lá, naquele momento.
Senhor Virgílio disse que estes conselhos não valem nada, que simplesmente dão uma bronca nora... ou nós não sabíamos que ele já lá estivera ... e que tornam a situação mais perigosa ainda, pois ela fica com mais raiva e quanto mais raiva maior fica a vontade de matá-lo.
Perguntei-lhe por seu filho, disse que estava morto, que também foi matado por ela, a assassina, simplesmente porque não lhe quis revelar o segredo.
Então havia um segredo? A história começava a ficar mais interessante. Havia um segredo sim, de um tesouro enterrado, cujo mapa estava tatuado em suas coxas, o filho sabia do segredo para o caso de se Virgílio morresse ela iria atrás do tesouro. Por isso a perversa o queria matar, como nunca mostrava as coxas, com ele morto poderia examinar tudo quanto possível de suas coxas.
Mas, então, falou o repórter, porque não se mudava de casa, ia para um lugar onde ela não o acharia.
Virgílio falou que não podia que só o sol entrando pela janela do seu quarto podia localizar o lugar exato do tesouro. Perguntei-lhe por que então não podia procurar ele mesmo o tesouro e daí fugir dali. Virgílio disse que ela o acompanhava em todos os lugares que ia e.... Ai caiu na mentira, se ela o acompanhava o que estaria fazendo ele sozinho alí? Tentou consertar dizendo que fugira escondido, mas já era tarde, uma moça desesperada vinha atrás dele.
- Pai, então é aqui que você está? fiquei louca no mercado quando não o vi.
- Pai? mas você não é a nora dele?
- Ah! Não acredito, esta história de nora outra vez. Ele deve ter contado sobre o tesouro escondido e que desejo matá-lo e tudo o mais.
- Sim, foi esta a história que ouvimos.
- Obrigada rapazes por terem ficado com ele este tempo, mas ele inventa coisas sabe? Vamos para casa pai, aqui sua máscara.
Eu e o repórter ficamos olhando eles se distanciarem, quando, para surpresa nossa, seu Virgílio voltou correndo pra trás, arriou as calças e mostrou a tatuagem do que parecia um mapa.
Saiba mais sobre produção de texto, acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/25623898
Sucesso nos estudos!!!