escreva um texto falando sobre a cidade de manaus. cite danças culinarias e musicas
Soluções para a tarefa
A culinária do Estado do Amazonas, dentre as outras do Brasil, foi uma das que mais conservaram suas origens indígenas, com pouca influência portuguesa ou africana. Por ser uma das culinárias mais exóticas do país,a gastronomia amazonense exerce influência no Brasil e no mundo.
O Amazonas é o maior estado do Brasil em extensão territorial, sendo cortado por rios gigantes que abrigam mais de duas mil espécies de peixes.Por essa razão, a culinária amazonense valoriza, sobretudo, o pescado. Os principais peixes consumidos são o pirarucu, o tambaqui, o tucunaré, o pacu e o jaraqui.É comum também o consumo da carne de tartaruga,entre os habitantes ribeirinhos mais antigos, era consumido a carne do peixe-boi amazônico, proibida pelos órgãos ambientais do Brasil devido a caça predatória.
Muitos pratos típicos da região são acompanhados pelo pirão, uma espécie de massa de farinha de mandioca que é cozida em caldo de peixe,também em épocas festivas é notável o consumo de pratos como o pirarucu de casaca, peixes assados ou fritos, como o tambaqui e o jaraqui e bananas fritas, geralmente vendidas em lanchonetes popularmente conhecidas como "bananinhas". Dentre os lanches, destaca-se o x-caboquinho, um sanduíche amazonense que consiste em um pão francês recheado com lascas de tucumã, banana-da-terra (madura e frita), queijo coalho e manteiga.A iguaria é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Manaus.
A Amazônia é singular também pelas muitas frutas, algumas completamente desconhecidas em outras partes do Brasil.São utilizados o cupuaçu, o tucumã, a pupunha e o açaí (que hoje pode ser encontrado em cidades de todo o país e tem fama mundial), entre outras muitas frutas exóticas. Das bebidas naturais, as mais consumidas no Amazonas em in natura são os sucos de guaraná (no formato natural, em pó), cupuaçu, açaí, refrescos de graviola e outras frutas especialmente os naturais da região amazônica.
MÚSICAS
Nem só de samba e carnaval vive a musicalidade brasileira. A cultura amazônica, por exemplo, que recebeu importante influência dos povos indígenas, tem outras preferências musicais. Nossa região possui cultura, hábitos e tradições que persistem e quase não foram alterados através dos tempos. Mesmo com as massivas propagandas subliminares veiculadas na grande mídia, a exemplo da axé-music, da música sertaneja e de outras tantas.
Apenas o forró, o swing e o calipso conseguiram adentrar-se na região. O primeiro, em áreas colonizadas por nordestinos (ex-soldados da borracha), em especial no Acre, em Roraima e em Rondônia. Hábitos culturais e culinários regionais exuberantes, com aromas e sabores personalíssimos, ainda se mantêm, em alguns aspectos, quase inalterados. O calendário de eventos das cidades da região também expressa essa característica própria em elementos como música, artes plásticas, artesanato e folclore regionais.
O brega, a toada do Boi de Parintins e o carimbó formam o tripé musical da Amazônia cultural e artística. Em Manaus, pelo menos um dia da quadra momesca é dedicado exclusivamente às toadas do Boi de Parintins, denominado “Carnaboi”, influência que atinge até os festejos do aniversário da capital amazonense, em outubro, com o Boi Manaus.
A toada do Boi de Parintins nada tem a ver com a do tradicional bumba-meu-boi do Maranhão. Ela nasceu do mesmo processo de transformação do folclore na Ilha Tupinambarana, com destaque para os surdos e as caixinhas, colocando as baterias em segundo plano. A coreografia tem movimento de pernas tipo “dois para lá, dois para cá”, sincronizados com os braços e o corpo.
O Amapá, contagiado fortemente pela cultura negra, onde se destacam os grupos Senzalas, Pilão, Patricia Bastos, Negro de Nós, além de vários cantores e compositores locais, traz, em seus talentosos artistas, o jeito de cantar as coisas da Amazônia, diferente da negritude baiana. Os amapaenses mostraram o que há de melhor na música tucuju, com muito Batuque, Marabaixo, Cacicó, Zimba e zouk (ritmos da cultura local, da Guiana e do Caribe, mas com características próprias da região).
O brega e o carimbó dominam os palcos e salões paraenses, ritmos que venceram a imensidão regional levados pelas ondas do rádio e pelos canais de televisão. Essas novas tendências musicais se expandiram de fato nos anos 1970, firmando-se nacionalmente com uma nova performance, com muito swing. O brega, que foi inspirando nos wing, em especial na música It’s Now or Never, interpretada pelo “rei” Elvis Presley, passou por várias fases de renovação e mudanças rítmicas, firmando-se no plano nacional, em especial no Estado do Pará. O brega ocup a cada vez mais espaço e atenção nas mídias alternativas regionais e nacionais.