História, perguntado por TorresLucas2092, 1 ano atrás

escreva um texto, em seu caderno, comparando a Ação Integralista Brasileira à Aliança Nacional Libertadora quanto à DOUTRINA em que se inspiravam, aos OBJETIVOS e à ESTRATÉGIA usada para chegar ao poder durante a Era Vargas

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
1449
Bom dia!

Ação Integralista Brasileira foi uma organização de inspiração fascista, isando, através da articulação de grupos simpáticos a esta corrente de pensamento, chegar ao poder político nacional. O objetivo era o fortalecimento da economia nacional e o estabelecimento de uma identidade brasileira forte. Uma tentativa de levante integralista falhou, em maio de 1938.

Aliança Nacional Libertadora trazia inspirações de esquerda, socialistas, comunistas, anti-fascistas. A origem da ANL é a resposta à esquerda do movimento fascista no Brasil. As reuniões eram promovidas por intelectuais. Buscava-se fortalecer também a economia nacional, a partir da reforma agrária, da suspensão do pagamento da dívida externa, da nacionalização de empresas estrangeiras e etc.

Abraços!

braga2003: muito obrigada! sz
Respondido por EduardoPLopes
96

Quanto à doutrina em que se inspiravam, a Ação  Integralista Brasileira (AIB) e a Aliança Nacional Libertadora eram opostas: a AIB se baseava em um modelo fascista (ultranacionalista, conservador e militarista), enquanto que a ANL se baseava no Marxismo-Leninismo, se baseando em um modelo internacionalista, revolucionário e populista.

Quanto aos objetivos, eram movimentos semelhantes no sentido de buscar construir-se como o governo do Brasil - ou seja, desejavam tomar o poder e instaurar medidas que lhes parecessem mais adequadas -, mas contrárias ao modelo econômico e social que pretendiam implementar.

A estratégia empregada nos dois casos foi um pouco diferente: a AIB procurou infiltrar-se no governo de Vargas, sendo, durante um período relativamente longo, parte integrante do governo nacional. Percebendo que seus objetivos não seriam postos em prática por Vargas - que se recusou a apontar Plínio Salgado para o cargo de Ministro da Educação - tentaram dar um golpe que derrubasse o governo.

Já a ANL buscou apoio internacional, tendo organizado-se, junto com agentes da URSS - entre elas Olga Benário, esposa de Prestes, líder da ANL - para derrubar o governo nacional, tendo também fracassado em sua tentativa, no episódio que ficou conhecido, pejorativamente, como Intentona Comunista.

Mais sobre a Era Vargas em:

https://brainly.com.br/tarefa/6872454

Anexos:
Perguntas interessantes