Escreva um texto de no mínimo 15 linhas usando todo o seu conhecimento
sobre a Revolução Russa. Explique como era a Rússia antes da revolução,
quem foram os lideres dessa revolução, e como ela foi organizada. Explique
também o que aconteceu depois, por exemplo, a formação da URSS, a
ditadura stalinista e a formação do socialismo soviético.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A formação do Estados socialistas russos tem como um grande causador a entrada da Rússia na primeira guerra mundial, cuja causou diversos problemas para a mesma, tanto sociais como econômicos. Ao final da guerra o que existia era um estado quebrado com uma população miserável, desse modo a situação de uma Rússia proto feudal e antiquada comparada ao mundo veio a tona, assim trazendo descontentamento com a "nobreza" que ainda dominava o país, a dinastia Romanov.
Por consequência desses fatos surgiram diversas pessoas e movimentos empenhados em mudar a situação política do país, destacam-se o partido dos bolcheviques e sua ampla oposição, composta por monarquistas, anarquistas, liberais... Nota-se que o partido bolcheviques buscava mudanças mais profundas e baseadas no marxismo, já sua oposição buscava mudanças, porém, menos radicais e progressivas.
Em 1917 o palácio de inverno cai, dando um fim ao antigo modelo monárquico. Os líderes dessa revolução foram Lenin, Stalin e Trotsky, os quais eram filiados ao partido marxista bolchevique. Após esse fato a Rússia cai em uma grande guerra civil entre o partido bolchevic (o qual revindica o poder partir da revolução de 17) e sua oposição, a qual visa as reformas de modo não intensivo. Essa guerra dizimou cerca de um terço da população russa, por conta de que o partido de Lenin confiscou os alimentos dos camponeses para usar-los na guerra civil, trazendo a fome generalizada para Rússia. A guerra civil acaba com a vitória dos bolcheviques no ano de 1921.
Após a vitória na guerra os líderes revolucionários começam a desempenhar seu poder de liderança. Visam implantar o comunismo e as ideias de Marx, assim eles confiscam os bens da burguesia, do clero e da antiga nobreza. A planificação econômica também fora instaurada nessa época, a qual destinou a Rússia à uma fase de "transição" do capitalismo para o comunismo, cuja ainda existiam pequenas propriedades privadas e valores monetários. Assim formando-se as repúblicas socialistas soviéticas, a URSS. Cuja após Lenin morrer em 1924, Stalin assumiu o poder, o qual permaneceu 25 anos no cargo.